|
Da Redação
09/08/2011 - Pelo quinto ano, a capital paranaense sedia o Congresso Internacional de Bioenergia, entre os dias 16 e 19 de agosto, no Centro de Eventos da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). Simultaneamente, ocorre a BIOTech Fair 2011 – 4ª Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustível. Com a demanda mundial por energia cada vez maior, a Agência Internacional de Energia estima que em 2030 o consumo será de 16,5 bilhões de tep (um tep é equivalente a energia de 7,4 barris de petróleo), o propósito é discutir o aproveitamento racional dos resíduos das indústrias, agricultura e fontes de energias alternativas, como a biomassa de madeira.
O Brasil tem grande potencial para o uso de biomassa florestal, estima-se que somente em 2009 foram produzidos mais de 10 milhões m³ de resíduos florestais e mais de 80 milhões m³ de lenha. No mesmo ano foram desperdiçados 2,3 milhões m³ de resíduos da Amazônia Legal, que poderiam ter sido aproveitados na produção de energia. A biomassa residual pode ser usada para fazer energia térmica e elétrica e ainda permite uma valorização econômica do produto. Para discutir o futuro da produção dessas fontes de energia, o evento reunirá empresários, técnicos, pesquisadores e profissionais de diversas áreas e visa atualizar, incentivar e impulsionar tecnologias alternativas para a geração de energia.
A abertura oficial acontece no dia 16 de agosto. No dia 17 de agosto, 11 palestras serão apresentadas sobre os temas Biomassa, Biocombustíveis, Mercado e Energias Renováveis. No dia 18, cinco palestras serão apresentadas na parte da manhã sobre gás, sustentabilidade e meio ambiente. Na parte da tarde, acontecem paralelamente o Seminário de Atualização no uso de Biomassa para Geração de Energia, sob coordenação da Associação Brasileira da Indústria de Biomassa e o Seminário sobre Cadeia Produtiva do Biodiesel, com coordenação TECPAR-CERBIO.
Na parte da manhã dos dias 18 e 19 de agosto, também serão apresentados 55 trabalhos técnicos orais sobre assuntos como culturas energéticas, biomassa residual e geração de energia elétrica alternativa. A tarde do dia 19 será destinada à feira. Juntamente com o Congresso e a Feira, a FIEP promove a Rodada de Negócios Tecnológica Universidade – Empresa, para promover a interação entre esses dois núcleos na área de Bioenergia.
BIOTech Fair 2011
A feira acontece no Pavilhão de Exposição Horácio Sabino Coimbra, e conta com 60 expositores. O objetivo é reunir empresas de tecnologias na produção de energia renovável para trocar informações e conhecimento, estimular negócios e parcerias e fomentar o crescimento do setor.
Mais Informações: www.bioenergia.net.br ou contato@bioenergia.net.br ou pelo telefone 55 (41) 3363-4485
CeluloseOnline
|