|
23/04/2010 - A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), organizado pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e assessorada pelo Departamento de Segurança da Arjowiggins Security aconteceu entre os dias 12 e 15 de abril nas dependências da própria empresa e contou com a participação de 83% dos colaboradores.
Durante a abertura do evento, Antonio Fadel, diretor financeiro da Arjowiggins Security, falou da importância do evento. “A maior parte dos acidentes acontecem com os profissionais mais experientes. Nós nos sentimos mais confiantes e relaxamos com os procedimentos de prevenção. Por isso que a CIPA e setores relacionados com a Segurança do Trabalho estão constantemente nos lembrando que nunca podemos nos descuidar dos procedimentos de prevenção de acidentes.”
Por meio de experiências realizadas ao vivo com a participação ativa dos colaboradores, foram abordados temas como tabagismo, alcoolismo, AIDS/DST, câncer de mama, câncer de próstata, prevenção de doenças e outros fatores que podem ocasionar um acidente de trabalho. De forma lúdica e com recados diretos, os participantes puderam memorizar melhor os conceitos.
O Túnel de Segurança foi instalado no corredor de entrada da empresa no segundo dia do evento. Por meio de fotos impactantes, os monitores explicavam aos colaboradores que passavam os fatores que levaram a ocasionar os acidentes fazendo com que as informações de prevenção fossem transmitidas de forma prática e objetiva.
“Acredito que o sucesso desta SIPAT se deve a este formato descontraído, mas com informações consistentes. Além disso, a imagem dos acidentados causou grande impacto naqueles que conseguiram parar para ver e ouvir a apresentação dos monitores.
Desta forma, acredito que conseguimos atingir nosso objetivo de alertar a todos da necessidade de seguir os procedimentos de segurança do trabalho implantados na empresa” concluiu Idário Campanelli, presidente da CIPA 2009/2010.
Celulose Online
|