|
Da Redação
11/02/2011 – No dia 02 de fevereiro, a ONG Conservação Internacional (CI) lançou a lista das dez florestas mais ameaçadas do mundo, os chamados “hotspots de biodiversidade”, áreas de extrema riqueza biológica, com alto índice de espécies únicas de animais e plantas sob risco de desaparecer. Cada um dos dez hotspots florestais mais críticos, além do risco de perda de suas coberturas originais, abriga pelo menos 1,5 mil espécies de plantas endêmicas, ou seja, que só existem naquela região e que estão ameaçadas pela destruição.
O primeiro lugar ficou com a floresta na Indo-Birmânia, na Ásia, que já teve 95% de sua vegetação original destruída. A lista da CI segue com a segunda vegetação mais ameaçada, que está em florestas tropicais da Nova Zelândia, também com 5% de cobertura original, seguida da floresta de sunda, na Indonésia, Malásia e Brunei (7% de cobertura original), a de Filipinas (7%), a Mata Atlântica no Brasil (8%), as montanhas das regiões centrais e sul da China (8%) e florestas da Califórnia, nos EUA (10%).
O bioma brasileiro da Mata Atlântica aparece como a quinta vegetação mais ameaçada do mundo, das quais restam apenas 8% da cobertura original. De acordo com a ONG, a oitava floresta mais ameaçada do mundo fica na costa oriental da África e têm 10% da vegetação original, seguida de florestas em Madagascar e em ilhas do Oceano Índico, ainda na África (10% de cobertura original) e das florestas de Afromontane, no mesmo continente, com 11% da vegetação original.
As florestas cobrem apenas 30% da área do planeta e abrigam 80% da biodiversidade terrestre do mundo. Os dez hotspots florestais mais ameaçados do mundo armazenam mais de 25 gigatons de carbono, auxiliando na mitigação dos efeitos da mudança climática.
Celulose Online
|