|
Da Redação
13/05/2010 - A área florestal da International Paper (IP) será sede da maior feira de tecnologia florestal da América Latina, a Expoforest. O lançamento oficial da edição 2011 aconteceu nesta sexta-feira, 14 de maio, no Horto Florestal Mogi Guaçu, ao lado de uma das fábricas da International Paper, no município de Mogi Guaçu, interior de São Paulo. O evento reuniu mais de profissionais da área florestal, membros da organização da feira e expositores.
A Expoforest 2011 será realizada de 13 a 15 de abril, em uma área de 118 hectares que pertence à IP na região de Mogi Guaçu (SP). Os visitantes terão a oportunidade de encontrar o que há de mais avançado em novas tecnologias para a implantação e a colheita de florestas plantadas, assim como, conhecer as opções de equipamentos utilizados para transporte de toras, englobando toda a cadeia produtiva da madeira.
O evento é organizado pela Universidade do Paraná, pela Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná e por um conselho formado pelas empresas participantes. A International Paper apóia esta iniciativa como viabilizadora, cedendo o espaço para a realização em sua área florestal.
A feira já acontecia tradicionalmente em Curitiba, mas sua equipe diretiva tomou a decisão estratégica de transferi-la para o interior de São Paulo. Segundo o coordenador geral do evento, Jorge Malinovsky, foram vários os motivos que nos levaram a esta mudança, entre eles a solicitação dos distribuidores e do público do evento. “Como resolvemos fazer a primeira feira florestal dinâmica da América Latina, as regiões que concentram as cidades de Mogi Guaçu e de Campinas são referências na cultura do eucalipto. E para se fazer uma feira dinâmica é preciso ter logística, estradas, aeroportos e principalmente florestas. E neste novo local encontramos tudo isso”, explica Malinovsky.
Na edição anterior, que aconteceu em 2008, em Curitiba (PR), o evento recebeu mais de quatro mil visitantes, de 20 nacionalidades, que conheceram as novidades de cerca de 60 expositores e mais de 70 marcas como Caterpillar, Hyundai, John Deere, entre outras.
Para o coordenador geral do evento, a Expoforest pretende ser referência mundial neste setor e atrair cerca de 7 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros. Mais informações sobre a Expoforest podem ser acessadas no site www.expoforest.com.br.
Celulose Online
|