|
21/04/2011 – Em Rondônia, mais de 7 mil metros cúbicos de madeira já foram transportados da primeira área sob concessão florestal federal no país, a Floresta Nacional do Jamari (RO). Esse volume, produzido de forma sustentável e com a manutenção da floresta em pé, equivale a cerca de 300 caminhões do produto.
Os dados que estão no extrato divulgado nesta semana pelo Serviço Florestal Brasileiro são referentes ao mês de março e trazem informações sobre a quantidade de madeira movimentada e pagamentos correspondentes até esse período. Cerca de 30 espécies compõem o volume transportado pelos concessionários. A muiracatiara, bastante empregada na confecção de móveis, pisos e assoalhos, representou 28% do volume que saiu da Flona.
Além dela, as outras duas espécies com maior participação foram o tauari, com 13%, e o angelim-pedra, com cerca de 10%. Ambas são usadas nos setores moveleiro e de construção civil. A extração de madeira legal já gerou pagamentos próximos a R$ 700.000,00.
Os extratos sobre a concessão na Flona do Jamari começaram a ser divulgados em março e serão atualizados sempre que houver novos transportes e pagamentos pela madeira. Os documentos estão em www.florestal.gov.br, em Concessões Florestais, item Floresta Nacional do Jamari, Gestão Transparente.
Concessão florestal
O Serviço Florestal Brasileiro vem incentivando concessionários a explorar um número maior de espécies em área preservada buscando compensá-los com a venda de licitação e poder obter descontos de até 3% nos valores pagos ao governo, caso alcancem aos indicadores definidos. A quantidade mínima de espécies que cada empreendedor se comprometeu a colher ficou entre 22 e 27. Em uma área total de 96 mil hectares, três empresas (Amata, Sakura e Madeflona), manejam a área concedida.
Celulose Online
|