|
22/08/2011 - Uma parceria entre entidades da sociedade civil atuantes em diferentes segmentos lançou na sexta-feira (19/8) o Programa Cidades Sustentáveis, em São Paulo. O programa visa oferecer ferramentas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentáveis para os municípios brasileiros. A ideia é propor uma carta-compromisso aos candidatos a prefeito das eleições municipais de 2012, para que se firmem metas de trabalho nas prefeituras, baseadas em 100 eixos de sustentabilidade.
A iniciativa é proveniente da associação entre a Rede Nossa São Paulo, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos de Responsabilidade Social e visa a traçar uma agenda de gestão voltada para a sustentabilidade em diferentes áreas da administração pública. O coordenador da Nossa São Paulo, Oded Grajew, afirmou que "essa é a maior revolução política que o Brasil pode atravessar em relação ao desenvolvimento sustentável".
Segundo o programa, os prefeitos eleitos que tiverem assinado o compromisso terão de publicar um diagnóstico da situação de iniciativas sustentáveis já existentes no município em, no máximo, 90 dias após a posse. A partir desse levantamento, irão propor um plano de metas para seu mandato. A cada dois anos, o gestor municipal também deverá divulgar balanços parciais sobre os avanços em termos de sustentabilidades, baseados nos compromissos assumidos na carta.Cidades que aderirem receberão selo.
Fonte: Rede Brasil/Adaptado por CeluloseOnline
|