|
Da Redação
21/12/2011 – Neste último final de semana, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, deu início para a chamada “Década da Biodiversidade (2011-2020)”, com um apelo a uma maior harmonia entre as pessoas e natureza.
Com isto, a Assembleia Geral da ONU quer promover a implementação de um plano estratégico sobre biodiversidade e a sua visão de uma vivência em harmonia com a natureza. De acordo com um comunicado das Nações Unidas, até 2020 os Governos serão incentivados a desenvolver, implementar e comunicar os resultados das estratégias nacionais para a implementação do Plano Estratégico para a Biodiversidade.
O relatório “Global Biodiversity Outlook3” sobre o estado da biodiversidade do planeta, apresentado em maio de 2010 pela ONU, concluiu que zonas úmidas, habitats de gelo marinho, pântanos salgados, recifes de coral, bancos de algas marinhas e de moluscos estão todos a registrar graves declínios.
A diversidade genética da agricultura e pecuária continua a decrescer e a abundância de espécies de vertebrados, com base nas populações avaliadas, caiu quase um terço em média, entre 1970 e 2006.
Segundo a ONU , nas últimas décadas as atividades humanas têm causado a extinção de plantas e de animais e um ritmo centenas de vezes mais rápido do que aquilo que seria natural. Ainda afirmam que ecossistemas estáveis têm a capacidade de criar postos de trabalho.
CeluloseOnline
|