|
26/04/2011 – A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) realiza na cidade de Naviraí, a oficina de aproveitamento do bagaço de cana. O curso, que faz parte do projeto Artesania, desenvolvido pela fundação, tem como objetivo instalar e aperfeiçoar um núcleo de produção de Papel Artesanal e Papel de fibra de cana de açúcar no município, além de criar mais uma oportunidade de geração de emprego e renda.
O curso apresenta todas as etapas do processo de produção artesanal com bagaço de cana, que vai desde a fase de higienização, passando pela extração da celulose até a finalização com a secagem da fibra. Depois do processo final, as fibras podem ser utilizadas pelos artesãos, que ficam livres para criar modelagens e pirografar diferentes desenhos, além de encapar garrafas, frutas e o que mais a imaginação permitir.
Segundo a gerente de desenvolvimento de atividade artesanal da FCMS, Arlene Vilela, a oficina busca ser mais que uma forma de renda. “O curso visa o aproveitamento destes insumos que são descartados pelas usinas da região. Os alunos reaproveitam estes bagaços para o desenvolvimento e produção de produtos reciclados, como agendas, cadernos, caixas entre outros”, afirma.
“No ano passado, a oficina foi realizada em Maracajú (MS) e foi um sucesso. No final do curso, a própria usina que cedeu a matéria-prima para nós, adquiriu os produtos para serem usados como brindes”, conclui.
A oficina conta com a artesã Solange Cardinal, de Campo Grande. O curso, que começou nesta segunda-feira 25 tem duração até dia 5 de maio e será ministrado no Departamento de Cultura de Naviraí, localizado na Avenida. Weimar G. Torres, 341, Mato Grosso do Sul. A turma contará com no máximo 30 alunos e o curso totalizará 80 horas aula. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas no local do curso.
Mais informações sobre a oficina pelos telefones (67) 3316-9107 ou (67) 3316-9333.
Celulose Online
|