|
Da Redação

10/01/2012 – A Posigraf, Gráfica do Grupo Positivo, acaba de lançar o livro Mata do Uru. Desenvolvido ao longo de quatro anos, o livro mostra em textos e fotos, a história e a biodiversidade desta Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), área de 131 hectares na região de Lapa, no Paraná.
Bioma ameaçado, a RPPN Mata do Uru pertence à família Campanholo, que vinha lutando há décadas pela preservação desse remanescente de Floresta com Araucárias. Em 2003, a Posigraf adotou a área, garantindo os recursos para a sua conservação. A adoção da Mata do Uru foi o embrião do Programa de Desmatamento Evitado (PDE), desenvolvido em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). "O PDE expressa a nossa convicção de que a proteção de áreas naturais é de interesse do empresariado, pois a viabilidade das atividades econômicas está diretamente conectada às questões ambientais", afirma Giem Guimarães, presidente da Posigraf.
O PDE propôs um novo modelo de conservação dos remanescentes florestais no Brasil, com a atuação direta das corporações na cessão de recursos para a conservação de áreas naturais. Essa ação inovadora promoveu inclusive a criação de uma nova legislação ambiental no Paraná, conta Clóvis Borges, diretor executivo da SPVS. Desde a adoção da Mata do Uru, outras 17 áreas naturais foram adotadas por empresas por meio do PDE, num total de 3 mil hectares protegidos nos estados do Paraná, Santa Catarina e Bahia.

O livro também reafirma a missão da Posigraf com relação às questões ambientais. Parte de um dos maiores grupos educacionais do país, o Grupo Positivo, afirma em nota “que busca constantemente a redução dos impactos ambientais nos seus processos produtivos”. Com esta visão ecológica conquistou várias certificações e reconhecimentos na área ambiental.
O projeto gráfico é também da Positivo Comunicação Gráfica, estúdio de criação da Posigraf. O livro será distribuído gratuitamente para empresários, ambientalistas, formadores de opinião, bibliotecas, instituições de ensino e pesquisa e outros agentes de transformação. "O desejo da Posigraf é que o Livro Mata do Uru seja uma forma de disseminar a necessidade de preservação e o Programa de Desmatamento Evitado por todo o Brasil", conclui Giem Guimarães.
CeluloseOnline
|