Assinantes, fornecedores,
curriculos e anunciantes.
Página Principal
Artigos
Boletim
Doutor Celulose
Enquetes
Entrevista
Eventos
Galeria de fotos
Notícias
Patrocinadores
Parceiros
Sustentabilidade
Banco de currículos
Classificado de Ofertas
Clipping
Cotações
Fábricas de C&P
Glossários
Curiosidades
Guia de fornecedores
RSS
 
publicado em 13/09/2012
Seminário sobre Celulose e Papel tem abertura nesta quinta, em Viçosa

Da Redação

13/09/2012 - Cerca de 50 milhões de toneladas de lignina são produzidas anualmente pela indústria de polpa Kraft e outros 20 milhões de toneladas são esperados em breve, a partir de processos de biorrefinagem de biomassa lignocelulósica.  Com a eventual adoção do etanol celulósico, o potencial de produção da lignina poderá alcançar bilhões de toneladas por ano. O assunto será o foco de discussões do V Seminário sobre Celulose e Papel, que é promovido pelo Laboratório de Celulose e Papel da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. A abertura do evento acontece nesta quinta-feira (13) e a programação vai até a sexta-feira (14).

Segundo a organização do evento, o seminário aborda a biossíntese; produção de bioenergia; biocombustíveis; biomateriais e bioquímicos. Estes assuntos ganham abordagem de uma visão emergente de bioeconomia, tendo os chamados produtos verdes no centro das atenções.   Estão presentes no evento os maiores especialistas do  Brasil e do mundo como conferencistas.

O seminário teve abertura oficial às 8h e segue até o final do dia, às 18h. Na abertura, o presidente do seminário, Jorge L. Colodette, docente da UFV, fez pronuncimento e deu boas vindas aos participantes. Participam da rodada de debates os profissionais Francisco Razzolini da Klabin; Ismael Eleotério Pires, chefe do Departamento de Engenharia Florestal e diretor do SIF/UFV; Sérgio Hermínio Brommonschenkel: Decano do Centro de Ciências Agrárias – UFV; Eduardo Seiti Gomide Mizubuti, reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – UFV; Nilda de Fátima Ferreira Soares, chanceler da mesma universidade.

Entre os destaques da programação da manhã está a palestra especial “Abordagens da Biotecnologia para melhorar a qualidade da madeira em plantações de eucalipto”, com o professor doutor Oded Shoseyov, da FuturaGene e membro da Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel.

Outros tópicos especiais do dia ficam por conta das palestras “Progressos na biossíntese de lignina”, com Flávio Tesser, da International Paperl; “Árvores de biotecnologia e de lignina - desenvolvimentos até agora”, com Ana Gabriela Bassa da AborGen; “Nova estratégia para reduzir a recalcitrância da lignina da cana-de-açúcar”, com o professor doutor Marcelo Ehlers Loureiro da UFV; “Estado da arte em madeira e estrutura de lignina grama”, com Francisco Razzolini da Klabin;  “Estado da arte em madeira e estrutura de lignina grama”, com o professor doutor John Ralph, da Universidade de Wisconsin (EUA); “Lignina extração: processos existentes -  a experiência da Suzano e alguns aspectos importantes para a recuperação do processo”, com Vinicius Lobosco, da  Suzano Papel e Celulose; “A lignina Extração e Aplicações”, com Roberto Villarroel da Eldorado Celulose e Papel, entre outros. Participam também como palestrantes: os professores José Carlos Del Rio: CSIC, da Espanha; professor Heber dos Santos Abreu da UFRRJ;  o professor Antônio Aprígio Silva Curvelo da USP/SP, entre outros.

O evento tem extensa programação na sexta-feira (14), com palestrantes de renome mundial do setor de celulose e papel.


CeluloseOnline
 

Publicidade
Tetra Pak incentivou prática da sustentabilidade durante Carnaval
 
Orbinox planeja fabricar no Brasil
 
Curso Técnico em Celulose e Papel abre inscrições no RS
 
Comércio eletrônico no Brasil deve faturar R$ 28 bilhões em 2013
 
Desmate destruiu 1,23% do pampa gaúcho em 6 anos
Fibria anuncia que quer investir em outro setor, em Aracruz (ES). Saiba qual.
 
Pöyry apresenta documentos ambientais de nova fábrica de celulose no MS
 
Oferta: Em 3 anos Fibria e Eldorado devem adicionar mais de 4 mi de toneladas anuais de celulose
 
Eldorado Brasil abre vagas em Mato Grosso do Sul e São Paulo
 
Klabin investe US$ 500 mi para financiar atividades e beneficia a Fibria
 
 
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
 

boletim de informações

Cadastre seu email abaixo e receba nosso boletim de informações.

clipping celulose

Portal Celulose Online © 2013. Todos os direitos reservados