Assinantes, fornecedores,
curriculos e anunciantes.
Página Principal
Artigos
Boletim
Doutor Celulose
Enquetes
Entrevista
Eventos
Galeria de fotos
Notícias
Patrocinadores
Parceiros
Sustentabilidade
Banco de currículos
Classificado de Ofertas
Clipping
Cotações
Fábricas de C&P
Glossários
Curiosidades
Guia de fornecedores
RSS
 
publicado em 13/09/2012
Seminário sobre Celulose e Papel tem abertura nesta quinta, em Viçosa

Da Redação

13/09/2012 - Cerca de 50 milhões de toneladas de lignina são produzidas anualmente pela indústria de polpa Kraft e outros 20 milhões de toneladas são esperados em breve, a partir de processos de biorrefinagem de biomassa lignocelulósica.  Com a eventual adoção do etanol celulósico, o potencial de produção da lignina poderá alcançar bilhões de toneladas por ano. O assunto será o foco de discussões do V Seminário sobre Celulose e Papel, que é promovido pelo Laboratório de Celulose e Papel da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. A abertura do evento acontece nesta quinta-feira (13) e a programação vai até a sexta-feira (14).

Segundo a organização do evento, o seminário aborda a biossíntese; produção de bioenergia; biocombustíveis; biomateriais e bioquímicos. Estes assuntos ganham abordagem de uma visão emergente de bioeconomia, tendo os chamados produtos verdes no centro das atenções.   Estão presentes no evento os maiores especialistas do  Brasil e do mundo como conferencistas.

O seminário teve abertura oficial às 8h e segue até o final do dia, às 18h. Na abertura, o presidente do seminário, Jorge L. Colodette, docente da UFV, fez pronuncimento e deu boas vindas aos participantes. Participam da rodada de debates os profissionais Francisco Razzolini da Klabin; Ismael Eleotério Pires, chefe do Departamento de Engenharia Florestal e diretor do SIF/UFV; Sérgio Hermínio Brommonschenkel: Decano do Centro de Ciências Agrárias – UFV; Eduardo Seiti Gomide Mizubuti, reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – UFV; Nilda de Fátima Ferreira Soares, chanceler da mesma universidade.

Entre os destaques da programação da manhã está a palestra especial “Abordagens da Biotecnologia para melhorar a qualidade da madeira em plantações de eucalipto”, com o professor doutor Oded Shoseyov, da FuturaGene e membro da Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel.

Outros tópicos especiais do dia ficam por conta das palestras “Progressos na biossíntese de lignina”, com Flávio Tesser, da International Paperl; “Árvores de biotecnologia e de lignina - desenvolvimentos até agora”, com Ana Gabriela Bassa da AborGen; “Nova estratégia para reduzir a recalcitrância da lignina da cana-de-açúcar”, com o professor doutor Marcelo Ehlers Loureiro da UFV; “Estado da arte em madeira e estrutura de lignina grama”, com Francisco Razzolini da Klabin;  “Estado da arte em madeira e estrutura de lignina grama”, com o professor doutor John Ralph, da Universidade de Wisconsin (EUA); “Lignina extração: processos existentes -  a experiência da Suzano e alguns aspectos importantes para a recuperação do processo”, com Vinicius Lobosco, da  Suzano Papel e Celulose; “A lignina Extração e Aplicações”, com Roberto Villarroel da Eldorado Celulose e Papel, entre outros. Participam também como palestrantes: os professores José Carlos Del Rio: CSIC, da Espanha; professor Heber dos Santos Abreu da UFRRJ;  o professor Antônio Aprígio Silva Curvelo da USP/SP, entre outros.

O evento tem extensa programação na sexta-feira (14), com palestrantes de renome mundial do setor de celulose e papel.


CeluloseOnline
 

Publicidade
Instituto Cenibra comemora 10 anos de parceria
 
Governo do Estado de São Paulo disponibiliza informações sobre o CAR
 
ABTCP 2011 tem início nesta segunda-feira
 
ALL efetua carregamento histórico de 1.006 vagões
 
Resíduos plásticos substituem madeira
Delipapier investe em nova unidade que vai produzir 60 mil toneladas de tissue por ano
 
Morreu ontem (24) Antônio Ermírio de Moraes, do Grupo Votorantim
 
Semana de C&P: Abtcp, Senai e representantes de produtoras locais discursam no primeiro dia
 
Brasil tenta liberação do plantio de eucalipto geneticamente modificado: produtividade é 20% maior
 
Voith São Paulo: uma cidade dentro da cidade
 
 
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
 

boletim de informações

Cadastre seu email abaixo e receba nosso boletim de informações.

clipping celulose

Portal Celulose Online © 2013. Todos os direitos reservados