Da Redação
24/05/2010 – Em tempos de discussão sobre meio ambiente e luta pela preservação, o papel continua na lista dos produtos de maior impacto ambiental. Para discutir o assunto, Procempa – Companhia de Dados de Porto Alegre, através do Programa Procempa Verde, realiza a partir desta segunda-feira até o dia 27 de maio, o 2º Recicla Procempa - da árvore ao papel. O evento, em formato de seminário visa capacitar o grupo de colaboradores da empresa com o objetivo de combater o desperdício de papel nas atividades diárias.
”A ideia é conscientizar sobre a importância de combater o desperdício no uso do papel, já que a redução de impressões, por exemplo, implica não só na diminuição do consumo, como também de outros itens como toner, energia elétrica e desgaste dos equipamentos”, avalia o diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski.
Ao todo, quatro palestrantes vão apresentar o processo de produção do papel, as novas tecnologias da indústria, os benefícios da reciclagem e o que se pode fazer para reduzir o impacto no meio ambiente: o engenheiro químico e especialista em Meio Ambiente da CMPC Celulose Riograndense, Mauricio Bandeira Pereira; o químico industrial e gerente de produção do Grupo Melitta, Márcio de Moura; o consultor florestal Floriano Isolan e o administrador de empresas e diretor da Sinpasul e da PSA Papeis, Thiago Porciúncula.
Reciclagem na prática
O evento contará uma oficina de reciclagem montada nos jardins da empresa, onde cada colaborador poderá confeccionar seu próprio papel reciclado. O curso de reciclagem fica por conta da Apae Porto Alegre, que estará presente com alunos e professores para capacitar os grupos da Procempa. A componente social também aparece no Programa Procempa Verde, já que a companhia assinou convênio com a associação onde fica estabelecido que todo material utilizado será doado, posteriormente, à nova escola da Apae.
Abertura
Na abertura, que ocorre nesta segunda-feira, na AABB, em Porto Alegre, serão capacitadas lideranças em um dia inteiro de atividades. Além da palestra “Da árvore ao papel”, que ficou a cargo da Celulose Riograndense, a IBM apresentará o projeto “Smarter Planet”, que contempla as iniciativas sustentáveis da multinacional da informática. No cronograma, está prevista a apresentação do Projeto Girassol, uma iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), através do núcleo de educação ambiental.
Celulose Online
|