Por Valter Jossi Wagner
11/02/2010 – Apesar do ano passado ter sido marcado por uma crise mundial, a International Paper (IP) registrou vendas líquidas de U$ 962 milhões e um volume de vendas de 922 mil toneladas de papel não revestido. Já para 2010, a empresa tem novos planos que pretendem sinalizar os sua 50 anos de atividade no Brasil.
Para Jean-Michel Ribieras, novo presidente da IP para a América Latina, que assumiu em janeiro, 2010 será um ano importante para a empresa. “Desejamos ficar aqui por muito mais tempo”, declarou nesta quinta-feira (11) o CEO, em entrevista coletiva em São Paulo.
Em 2009, a empresa realizou investimentos na ordem de U$ 87 milhões em suas três unidades no País. Juntas, as três unidades podem produzir um milhão de toneladas de papel ano. “Em 2009 lançamos novos produtos como o Chamex Super A3 e o Chambril. Conseguimos aumentar nossas vendas para a Europa e abrir caminhos no mercado asiático”, comentou Jean.
De acordo com Nilson Cardoso, diretor comercial da IP, o panorama dos negócios da empresa no Brasil e na América Latina prevê um mercado estratégico e com potencial de crescimento para os próximos anos. “A América Latina deverá ter um grau de atenção muito especial e estratégico. O PIB da AL é de 4,2 trilhões de dólares, o que representa 6% do PIB mundial. Uma renda perca pita de 7 mil dólares, com um território maior que a Europa e EUA juntos”, declara Cardoso.
Jean Michel aposta que a empresa está preparada para aproveitar as oportunidades diante da retomada do crescimento da economia. Ele avalia que a IP, por ser uma empresa global e com capacidade de produzir em grande escala, tem fôlego para competir em cenários adversos. “Para este ano teremos desafios para cumprir. Como nos consolidar na América Latina, reduzir nossos custos e aumentar a produtividade”, declara Jean.
Celulose Online
|