CompararComparando...

Ações de voluntariado desenvolvidas pela Suzano beneficiam 675 pessoas na região de Americana (SP)

Lendo Agora
Ações de voluntariado desenvolvidas pela Suzano beneficiam 675 pessoas na região de Americana (SP)

A Suzano promove há mais de uma década o Programa Voluntariar, iniciativa que busca inspirar colaboradores e familiares para o protagonismo social e o engajamento em ações de voluntariado. Em 2019, até o momento, foram realizadas quatro ações nas comunidades próximas à Unidade em Limeira (SP), que beneficiaram 675 pessoas e engajaram 197 voluntários.

O programa reforça os direcionadores de cultura, fortalecemos a crença e valores da empresa, onde todos têm um papel importante na construção da sociedade. Só é bom para nós se for bom para o mundo!  A essência é ser Forte-e-Gentil, mobilizando os colaboradores para identificar, participar e reverberar inovações e oportunidades de relacionamento da empresa com seus stakeholders com objetivo de transformar para melhor as realidades locais.

O foco principal é a educação e as iniciativas oferecem a oportunidade de atuação voluntária em diversos projetos como: Escola Formare, que é realizada em parceria com a Fundação Iochpe, e o Suzano na Escola, que desenvolve diversos programas por meio da parceria com a Junior Achievement, como: Miniempresa, As Vantagens de Permanecer na Escola, Atitude pelo Planeta, Conectado com o Amanhã, Liderança Comunitária,  entre outros. O programa também contempla Ações Sociais e ambientais.

“O trabalho voluntário reforça o propósito e o sentimento de fazer parte da transformação social, compartilhando o que as pessoas têm de melhor e motiva os colaboradores a influenciar de maneira positiva, a vida de outras pessoas, tornando-as capazes de identificar a importância de cada um dentro da sociedade, desenvolvendo a resiliência para lidar com situações diversas, o espírito de liderança, a cultura empreendedora e a visão global”, afirma Elisabete Flores Pagliusi, Coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

No mês de abril, os voluntários da unidade, entraram em ação para realizar o Festival Nossa Arte, que reuniu em Americana (SP), cerca de 340 alunos de 18 unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da região, para um dia repleto de arte, cultura e inclusão social. O evento contou com exposições e apresentações de diversos gêneros artísticos, além de um concurso de teatro, dança, música, exposições de cartazes e quadros.

“Esta foi à primeira vez que participei do Voluntariar da Suzano. Senti uma energia muito boa, as crianças estavam muito felizes nas apresentações! Foi muito gratificante e espero contribuir mais vezes”, disse Érica de Almeida Lopes, Consultora de Recursos Humanos da Suzano Unidade em Limeira.

Próxima ação

No dia 5 de setembro o Programa Voluntariar fará uma ação no Instituto Soma, em Americana (SP), que beneficiará cerca de 50 jovens na faixa etária de 15 a 18 anos. Os voluntários desenvolverão as atividades do projeto Suzano na Escola – O Futuro do Trabalho, que apresenta aos jovens o impacto da 4ª Revolução Industrial e apontam as carreiras que possuem alto índice de crescimento nos próximos anos como profissões que envolvem as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A iniciativa, que contará com a participação de 15 voluntários da Suzano, também auxilia os jovens a refletirem sobre as suas habilidades socioemocionais e suas preferências ao escolher uma carreira.

O projeto é desenvolvimento em parceria com a Junior Achievement, organização juvenil global sem fins lucrativos que trabalha com empresas, escolas e organizações para fornecer programas de aprendizagem sobre trabalho, alfabetização financeira e empreendedorismo para jovens.

A Soma é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) formada por equipe multidisciplinar com a missão de contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária. O objeto da entidade é atender a demanda existente dos adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, disponibilizando capacitações que impulsione o acesso ao mercado de trabalho.

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário