CompararComparando...

As 10 Maiores Fábricas Integradas de Papel no Brasil

Lendo Agora
As 10 Maiores Fábricas Integradas de Papel no Brasil

Nos últimos anos o Brasil se consolidou como o segundo maior produtor produtor mundial de celulose. Novos e importantes projetos foram inaugurados – CMPC Guaíba, Suzano Imperatriz, Klabin Puma e Fibria Horizonte 2, acrescentando uma quantia expressiva de celulose no mercado internacional. Os temores de que um aumento da oferta derrubaria os preços não se confirmaram, sinalizando ainda mais investimentos no futuro próximo.

Apesar desta vocação como produtor de celulose, o Brasil é também um player importante no mercado de papel, posicionado como um dos 10 maiores do mundo.

Fábricas integradas são unidades fabris que produzem celulose e papel na mesma planta. Os Brasil possui aproximadamente 20 plantas deste tipo. Abaixo a lista com as 10 maiores.

1. Klabin Monte Alegre

Fábrica localizada na cidade de Telêmaco Borba, PR. Inaugurada em 1946, é a maior produtora de papéis de fibra virgem para embalagens da América Latina e uma das dez maiores produtoras de papel cartão de fibra virgem do mundo. A quarta maior do mundo em produção de papel cartão para líquidos (LPB) e a única no Brasil a oferecer esse produto. Produz kraftliner e papel cartão para embalagens e comercializa toras de eucalipto e pinus. Capacidade de produção de mais de 1 milhão de toneladas de papéis por ano.

2. Suzano, unidade Suzano

Fábrica adquirida em 1956 por Leon Feffer da Indústria de Papel Euclides Damiani. Nesta unidade foi instalada uma planta piloto para a produção de celulose de eucalipto. Atualmente tem capacidade de produção de 600.000 ton/ano de celulose e 560.000 ton/ano de papéis de imprimir e escrever, couché e cartão.

3. Westrock 3 Barras

Fábrica localizada na cidade de 3 Barras, SC. Fabrica papel kraft para embalagens. Capacidade de produção de 350.000 ton/ano de celulose e 500.000 ton/ano de papel.

4. International Paper, unidade Mogi Guaçu

A planta está localizada em Mogi Guaçu, SP. Inaugurada na década de 60, foi a primeira fábrica de papel para imprimir e escrever adquirida pela IP no Brasil. Tem capacidade de produção de celulose de 400 mil ton/ano e capacidade de produção de papel não revestido de 435 mil ton/ano. Possui 4 máquinas de papel.

5. International Paper, unidade Luiz antônio

Localizada na cidade de Luiz Antônio, SP, a unidade foi incorporada à IP em 2007. Teme capacidade de produção de celulose de 410 mil ton/ano e produção de papel não revestido de 360 mil ton/ano. Possui 2 máquinas de papel.

6. Suzano, unidade Limeira

A planta foi adquirida pela Suzano da extinta Ripasa. Está localizada em Limeira, SP. Tem capacidade de produção de celulose de 400.000 ton/ano, e também produz papéis de imprimir e escrever, com capacidade de 390.000 ton/ano.

7. Klabin Otacílio Costa

Localizada na cidade de Otacílio Costa, SC. Foi adquirida pela pela Klabin em outubro de 2000. É a maior fábrica de papel kraftliner da América do Sul e segunda maior unidade da Klabin. Produz papéis para embalagens, com capacidade de 350 mil toneladas/ano. Também comercializa toras de pinus e eucalipto.

8. Suzano, unidade Mucuri

Inaugurada em 1992 na cidade de Mucuri, BA, a fábrica tem capacidade de produção de 1.800.000 ton/ano de celulose e 250.000 ton/ano de papel de imprimir e escrever. Recentemente inaugurou uma máquina de produção de papel tissue, com capacidade de 60.000 ton/ano. No ano de 2018, a Suzano espera lançar sua marca própria deste produto no mercado.

9. Klabin Correia Pinto

A unidade de Correia Pinto está localizada na cidade catarinense de mesmo nome. Foi inaugurada em junho de 1969. É a maior fábrica de papel para sacos industriais (sackraft) da América Latina. Em 2012, recebeu uma nova máquina de papel,com capacidade de 80 mil toneladas/ano.

10. Trombini Fraiburgo

Planta localizada na cidade catarinense de Fraiburgo, produz papéis para sacos industriais e kraftliner. Tem capacidade de produção de celulose de 100.000 ton/ano, e 180.000 ton/ano de papel.

Referências

  • Sites: Suzano, Klabin, International Paper
  • Iba.org
  • Imagens da Internet

Autor: Luciano Oliveira /  Sales and Application Manager – Linkedin

Qual é a sua impressão?
Amei
27%
Curti
73%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário