CompararComparando...

As funções da madeira e a sustentabilidade do planeta

Lendo Agora
As funções da madeira e a sustentabilidade do planeta

Matéria-prima biodegradável, de origem sustentável e responsável pela captura de CO2, a madeira de florestas plantadas vem sendo aproveitada em um número cada vez maior de produtos. A madeira pode fazer a função do plástico, grande poluidor do planeta. Copos, canudos, sacolas e embalagens já têm suas versões de papel. Na construção civil, com a ajuda da tecnologia, as estruturas de concreto e aço já podem ser substituídas por madeira.

“A madeira tem todas as características desejáveis para o mundo no futuro. É um material renovável, é uma matéria-prima que ao mesmo tempo em que está em desevolvimento está sequestrando carbono da atmosfera e melhorando a questão dos gases do efeito estufa”, lembra Patrick Reydams, da Amata. A empresa faz a ponte entre a floresta e o mercado consumidor ao disponibilizar madeira certificada, produzida com responsabilidade socioambiental e garantia de origem. Patrick lembra que com poucos recursos, apenas solo e sol, as árvores se desenvolvem e nos fornecem madeira.

Outro ponto forte da madeira, lembrado pelo executivo, é a resistência mecânica. “Temos a possiblidade de trabalhar a madeira com o suporte tecnológico, utilização de colas, adesivos e conexões. Podemos alcançar uma resistência tão boa quanto outros materiais como aço e concreto, por exemplo”. Para Reydams, a combinação entre renovação, na parte ambiental, e as questões tecnológicas de resistência mecânica, é a perfeita combinação para fomentar a utilização da madeira no mundo todo.

Fonte: Lignum

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário