CompararComparando...

Senar MS oferece cursos e Assistência Técnica em Florestas Plantadas

Lendo Agora
Senar MS oferece cursos e Assistência Técnica em Florestas Plantadas

A educação é uma das ferramentas do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural para fortalecer o conhecimento do produtor rural e de quem vive no campo. Por meio deste instrumento são oferecidas capacitações em diferentes cadeias produtivas, entre elas a de florestas plantadas por meio de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, de cursos de FPR – Formação Profissional Rural e de PS – Promoção Social.

Segundo o coordenador da assistência técnica e gerencial, Nivaldo Passos, a ATeG em Floresta Plantada iniciou em 2015 e foi reformulada em 2018. “O Senar/MS apresentou para os heveicultores um novo modelo de consultoria, estabeleceu uma metodologia de atendimento específica para cada fase da cultura: implantação, condução e extração do seringal”.

Com a consultoria é possível:

  • Realizar um diagnóstico da propriedade;
  • Elaborar um projeto, com alternativas de inovação tecnológica para as atividades de produção;
  • Oferecer assistência técnica para as atividades produtivas;
  • Oferecer assistência técnica de gestão para transformar a propriedade numa empresa rural sustentável;
  • Implantar protocolos para aprimorar indicadores;
  • Capacitar os produtores e colaboradores.

Após os ajustes, o programa ampliou seu atendimento e hoje atua em 68 propriedades rurais distribuídas em quatro municípios do estado, são eles: Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Cassilândia e Paranaíba. Segundo os dados do DATEG – Departamento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, apenas um empreendimento está em fase de implantação, que tem duração de até um ano. São 38 produtores na etapa de condução, que ocorre a partir do segundo ano ao sexto ano, nos quatro municípios. A extração acontece a partir do sétimo ano em 29 propriedades. (Confira na imagem abaixo)

Senar MS — Foto: Divulgação

Senar MS — Foto: Divulgação

Além da Assistência Técnica e Gerencial, o Senar/MS disponibiliza um catálogo de produtos para capacitação de produtores, trabalhadores rurais e pessoas interessadas no setor.

Os temas vão de manejo, como: Inventário, Poda e Desbaste em Cultivo Florestal; Produção de Mudas de Seringueira; Sangria de Seringueiras; Cultivo de Eucalipto e Produção de Carvão Vegetal; até assuntos como máquinas: Operação e Manutenção de Motosserra; Operador de Trator Esteira (Florestal); Operador de Escavadeira Hidráulica (Florestal); além de módulos completos voltados a operação de máquinas agrícolas em florestas plantadas.

A reformulação do programa ATeG Floresta Plantada foi desenvolvida em parceria com o Sindicato Rural de Aparecida do Taboado e a APROBAT – Associação dos Produtores de Borrada de Aparecida do Taboado e Região.

Se você se interessou pela ATeG pode procurar o sindicato rural do seu município e solicitar o atendimento. Para as capacitações o interessado pode acessar o site do Senar/MS e ficar por dentro da agenda de cursos.

Fonte: G1
Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário