CompararComparando...

Bahia Specialty Cellulose e Lwarcel Celulose passam a operar com a marca Bracell

Lendo Agora
Bahia Specialty Cellulose e Lwarcel Celulose passam a operar com a marca Bracell

O Grupo Bracell, que faz parte da RGE, sediada em Cingapura, anunciou que irá renomear suas operações em todo o Brasil sob a recém-renovada marca Bracell. Com início imediato, a Bahia Specialty Cellulose (BSC) em Camaçari, na Bahia, e a Lwarcel Celulose em Lençóis Paulista, São Paulo, operarão sob a marca unificada Bracell. A empresa anunciou o rebranding logo após ter iniciado o “Projeto Star”, um grande plano de expansão de sua fábrica de celulose no Estado de São Paulo.

“Nós já operamos uma das mais respeitadas produtoras de celulose especial do setor, a Bahia Specialty Cellulose, que está aqui no Brasil há mais de 15 anos”, disse Per Lindblom, vice-presidente executivo do Grupo Bracell. “Nossa aquisição da Lwarcel Celulose em agosto de 2018 agora nos fornece uma plataforma para nos tornarmos uma das operações de celulose especial mais dinâmica e de mais rápido crescimento, não apenas no Brasil, mas no mundo”.

A nova marca – Bracell

“Estamos mudando a cara da indústria de celulose”, disse Marcelo Leite, diretor da operação da empresa na Bahia desde 2016. “As operações da Bracell na Bahia e em São Paulo estão no coração da cadeia de celulose, produzindo matérias-primas de alta qualidade, que são os principais ingredientes usados para criar uma gama de itens que usamos todos os dias, em todo o mundo. Os materiais da Bracell são usados em uma ampla variedade de produtos, desde têxteis, lenços umedecidos, armações de óculos até sorvetes e produtos farmacêuticos, além de produtos industriais, como cabos de pneus de alto desempenho”.

O recém-renovado logotipo da marca Bracell reflete o compromisso da empresa com a indústria e o Brasil. O antigo “b” minúsculo tornou-se um “B” maiúsculo para simbolizar a ambição da Bracell de se tornar o maior produtor de celulose solúvel do mundo. A letra “B” também representa o orgulho da empresa em operar no Brasil e seu foco na produção de celulose de valor agregado que pretende se tornar sinônimo de “Celulose brasileira”.

“Projeto Star”: expansão da fábrica no estado de São Paulo

A fábrica de celulose da Bracell em Lençóis Paulista (anteriormente Lwarcel) também lançou oficialmente o ‘Projeto Star’, um ambicioso esforço de expansão para aumentar sua capacidade de produção atual de 250 mil toneladas/ano para mais 1,250 milhão de toneladas/ano, de forma a atingir 1,5 milhão de toneladas por ano. O trabalho de expansão já começou e deve ser concluído até o final de 2021. No momento de sua conclusão, o Projeto Star deverá representar o maior investimento privado no Estado de São Paulo nos últimos 20 anos.

Localização e emprego para a expansão em São Paulo:

  • Durante um período de dois a três anos, o Projeto Star empregará até 7.500 trabalhadores durante o pico de implantação, com uma média fixa de 3.500 trabalhadores. Após a conclusão da expansão, a fase de operação empregará até 2.100 trabalhadores diretos de forma permanente na fábrica e na florestal.
  • O epicentro do investimento será concentrado nos municípios de Lençóis Paulista e Macatuba.
  • O investimento na expansão da fábrica deverá criar oportunidades de emprego não apenas em Lençóis Paulista e Macatuba, mas também nas proximidades de Agudos, Areiópolis, Borebi, Bauru, Pederneiras, São Manuel, Barra Bonita, Jaú e Igaraçu do Tietê, e em todo o Estado de São Paulo.

Características da expansão da fábrica e compromissos com a sustentabilidade:

  • A nova fábrica em Lençóis Paulista contará com o que existe de melhor em termos de tecnologia para o setor, que terá uma linha flexível projetada, principalmente, para produzir celulose solúvel.
  • O plano de expansão contará com os mais recentes projetos em uma fábrica de celulose de nova geração, o que a tornará a primeira fábrica do gênero no Brasil a incorporar um conceito de bio-refinaria para reduzir o desperdício e obter valor em todos os fluxos potenciais.
  • A bio-refinaria incorpora conceitos de economia circular e de circuito fechado à produção; essa abordagem controla insumos materiais para maximizar a reciclagem e a recuperação de materiais, minimizando desperdícios e, ao mesmo tempo, reduzindo a pegada ambiental. Especificamente, isso resulta em baixo consumo de água, baixa emissão de gases e ausência de combustíveis fósseis.

Quando o Projeto Star for concluído em 2021, a Bracell terá capacidade de produção anual de 2,0 milhões de toneladas de celulose por ano e empregará 7,3 mil funcionários diretos e indiretos.

“Hoje é um dia histórico para todos nós da Bracell”, acrescentou Pedro Stefanini, diretor de operações da Bracell São Paulo. “Somos motivados pela ambição de nos tornarmos a maior fábrica de celulose solúvel no mundo e que opera nos mais altos padrões de responsabilidade social e ambiental. Criaremos empregos e oportunidades de carreira para milhares de pessoas no Brasil à medida que crescermos e também estabeleceremos os padrões mundiais para o uso sustentável de recursos renováveis“.

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
35%
Curti
65%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
3Comentários
Deixe um Comentário
  • Avatar
    Marcos Santos Xavier
    maio 24, 2019 at 21:24

    E muito bom te uma grande empresa que dá oportunidade para nostrabalhadores. Que cresça cada vez mais.

  • Avatar
    junho 2, 2019 at 16:46

    Olá boa tarde . Gostaria de fazer parte dessa empresa. Moro na cidade de capao bonito interior de SP

  • Avatar
    Luciano Santana
    junho 21, 2019 at 11:23

    Procurei conhecer a empresa pois me candidatei a uma vaga em Alagoinhas BA, apos conhecer fiquei muito mais animado com esta possibilidade, empresa grande e forte que agrega em nosso país. Torço por vocês.

Deixe um Comentário