CompararComparando...

Biomassa tem futuro promissor no Brasil

Lendo Agora
Biomassa tem futuro promissor no Brasil

Setor representa cerca de 10% da potência outorgada pela (ANEEL)

12/04/2016 – A produção de energia a partir de biomassa vem crescendo ao longo dos anos em todo o mundo. No Brasil, o setor Sucroenergético vem investindo cada vez mais para que a produção se torne competitiva e abasteça a matriz energética brasileira nos próximos anos, dando assim um folego para outras fontes que estão mais escassas, como o setor hidrelétrico por exemplo.

A biomassa mais comum entre os meios está o bagaço e a palha da cana de açúcar, os quais são retirados para a produção de etanol e açúcar no país. De acordo com a Empresa de Pesquisas Energéticas – EPE, o país produziu cerca de 177 milhões de toneladas de bagaço de cana e 101 milhões de toneladas de palha em 2015. De acordo com pesquisadores, a bioeletricidade gerada a partir da cana de açúcar pode ser medida através do seu chamado “Poder Calorífico”, que nada mais é que a quantidade de energia liberada na combustão completa de um combustível em diversas condições de temperatura e pressão. Segundo o professor e gerente de bioeletrecidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Zilmar José de Souza, o setor de biomassa já representa 10% da potência outorgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a tendência é só crescer devido ao número de usinas de biomassa que ainda entrarão em funcionamento no país.

Dentre as expectativas do setor está a participação das usinas nos leilões gerenciados pelo governo federal. A cada novo leilão, o setor tem cadastrado um numero maior de projetos, o que o torna bastante promissor. Para Souza o Brasil possui espaço suficiente para todas as fontes de energias renováveis, basta o governo saber ousar e criar políticas para incentivar o setor.

Nos dias 15 e 16 de junho Curitiba será sede do CIBIO – Congresso Internacional de Biomassa, evento voltado exclusivamente ao setor da Biomassa e geração de energia, algo inédito no Brasil. Nos mesmos dias será realizada a primeira feira no Brasil voltada exclusivamente ao tema da Biomassa, pellets, cavacos, bagaço de cana, biogás entre outras tecnologias serão apresentadas na exposição.

  • expobiomassa-logom2EXPOBIOMASSA – FEIRA INTERNACIONAL DE BIOMASSA
    DATA: 15 e 16 de junho
    Local: Federação das indústrias do Estado do Paraná
    Curitiba / Paraná / Brasil
albany 728
Qual é a sua impressão?
Amei
33%
Curti
67%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
2Comentários
Deixe um Comentário
  • Avatar
    Lígia Ribeiro
    abril 15, 2016 at 22:48

    Desenvolvelmos pesquisas com biomassas, desde 2010, utilizadas para remoção de derivados do petróleo por meio do processo de adsorção.

Deixe um Comentário