CompararComparando...

Campanha de segurança da Veracel trata o tema sono e direção no trânsito

Lendo Agora
Campanha de segurança da Veracel trata o tema sono e direção no trânsito

Dirigir cansado ou com sono pode causar sérios acidentes no trânsito. Para alertar os motoristas acerca deste risco, Sono e Direção foi o tema escolhido para a campanha de segurança no trânsito da Veracel Celulose, indústria localizada em Eunápolis, extremo sul da Bahia, que está sendo realizada no período das festas do final de ano e será reprisada durante o Carnaval.

“Todos os motoristas, profissionais ou não, estão sujeitos a sentir sono ou cansaço enquanto dirigem. Precisamos falar sobre isso. Todos podem evitar acidentes no trânsito”, alerta o coordenador de Segurança do Trabalho da empresa, Sérgio Monteiro.

A campanha conta com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e busca alcançar todos os colaboradores da Veracel e das empresas parceiras com distribuição de panfletos, abordagens individuais e palestras sobre o assunto. “Nossa orientação é para que o motorista fique atento aos sinais de cansaço que o próprio corpo dá. Pare em local seguro, ande um pouco e lave o rosto. Se o sono persistir, procure um local seguro e descanse”, destaca.

Sono e cansaço são responsáveis por 60% dos acidentes no trânsito. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estima que pelo menos 17.454 motoristas sofreram acidentes de trânsito nas estradas por dormir ao volante. É por isso que dirigir com sono é considerada uma combinação tão perigosa quanto misturar consumo de álcool e direção. “Dormir é fundamental para evitar o sono na direção e a decisão de parar ao sentir sono pode salvar vidas”, finaliza o coordenador de Segurança do Trabalho.

Para não dormir no ponto

Ao longo do ano, as empresas parceiras da Veracel de transporte de madeira e de celulose realizam ações com suas equipes sobre a importância de dormir bem.

“Além das ações que já promovemos durante todo o ano, estamos contratando uma tecnologia embarcada para ajudar a monitorar e auxiliar no combate ao sono. Também realizamos ações junto às famílias para que elas entendam a dinâmica do trabalho e a importância do descanso para evitar acidentes.

Para os motoristas de carreta de celulose, também é exigida uma parada em Barrolândia como forma de eliminar o sono”, explica Luís Vargas, gestor da JSL, empresa responsável pelo transporte de celulose da fábrica da Veracel até o Terminal Marítimo de Belmonte.

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
100%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário