CompararComparando...

Com apoio da Fibria, Três Lagoas (MS) recebe primeira mostra permanente do artesanato Ofayé

Lendo Agora
Com apoio da Fibria, Três Lagoas (MS) recebe primeira mostra permanente do artesanato Ofayé

ofaye-fibria

24/09/2016 – A partir dessa quinta-feira (22), a Casa do Artesão, em Três Lagoas (MS), recebe a exposição permanente de artesanato da cultura Ofayé. Essa é a primeira vez que o município recebe a exposição, que tem como objetivo oferecer uma nova alternativa de renda e fortalecer a cultura da única etnia Ofayé registrada no mundo, localizada na cidade da Brasilândia (MS).

A Casa do Artesão se tornou o primeiro ponto permanente de comercialização do artesanato Ofayé no Mato Grosso do Sul, que será abastecida periodicamente com novas peças conforme o fluxo de vendas. “A cultura Ofayé é valiosa para o município, Estado e o Brasil. Fortalecendo o artesanato, a identidade da comunidade indígena é preservada e multiplicada, mantendo-a forte e viva”, diz o gerente-geral de Sustentabilidade da Fibria, Fausto Camargo.

De acordo com Fausto, com a autorização da Fundação Nacional do Índio (Funai), há quatro anos a Fibria desenvolve projetos junto à aldeia, e a exposição permanente reflete os resultados positivos do trabalho desenvolvido. “As consultorias possibilitaram a melhoria e estruturação da produção, gerando mais qualidade e produtividade. E mais que gerar renda, para Fibria, o desenvolvimento sociocultural e econômico das comunidades vizinhas onde atua é um compromisso assumido pela empresa”, afirma o gerente-geral.

No levantamento cultural dos costumes Ofayé, a Fibria teve a consultoria do antropólogo Carlos Alberto Dutra que foi contratado para assessorar com acervo e registros étnico-cultural e iconográficos onde foi usado como referência na elaboração do projeto de artesanato indígena feito pelo designer têxtil Renato Imbroísi.

Imbroísi é um renomado profissional conhecido internacionalmente pelo desenvolvimento de trabalhos com diversas nações indígenas do Brasil e povos do exterior e é consultor da Fibria em diferentes projetos em diversos estados.

ofaye-fibria-2

O designer afirmou que é possível conhecer um pouco da cultura da etnia por meio dos produtos artesanais feitos pelos Ofayé, como bolsas, toalhas e trilhos de mesa, jogos americanos, bolsinhas, cadernos encapados com tecido de algodão cru (alguns tingidos) estampado com animais que habitam o entorno da aldeia e bordado com o nome do animal no dialeto Ofayé.

“São peças que falam. Nos produtos, todos com iconografia Ofayé, feitos com a técnica de estamparia manual, os indígenas expressam a memória cultural da etnia. Todo trabalho é desenvolvido de forma que a identidade desse povo seja protagonista, resgatando a conexão com sua história e costumes”, disse Imbroísi.

Serviço

A Casa do Artesão fica aberta de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h, e aos sábados das 7h às 12h. Inaugurado em 2011, o local possui uma diversidade de produtos artesanais típicos da região, que representam a fauna, flora e cultura sul-mato-grossense.

CeluloseOnline

albany 728
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online

Deixe um Comentário