CompararComparando...

Como um consultor ambiental pode ajudar no tripé da sustentabilidade

Lendo Agora
Como um consultor ambiental pode ajudar no tripé da sustentabilidade

Ao analisar uma empresa sustentável, fica nítido a diferença entre uma empresa sustentável e uma não sustentável. A princípio, a postura é muito diferente. Assim como, a preocupação ambiental presente. Como resultado toda a empresa busca o melhor para todos. Em outras palavras, de forma natural toda a sociedade se beneficia.

Ser sustentável faz sua empresa se destacar no mercado. Porque a cada dia que passa, o mercado consumidor procura consumir apenas de empresas sustentáveis. Isso gera o aumento de lucro. Além de ser uma forma de diferencial no mercado.

Conforme esse apego ambiental aumenta, fica nítido que a empresa que não se adequar acabará em desvantagem. E em busca de orientar as empresas de forma ambiental, um novo mercado surgiu. A consultoria ambiental.

É possível notar que grandes marcas e empresas estão investindo em marketing verde. Da mesma forma que essas empresas seguem o tripé da sustentabilidade.

O que forma o tripé da sustentabilidade?

Em 1994, John Elkington criou o Tripé da Sustentabilidade. Esse tripé é baseado em uma visão ecológica dentro das empresas. O tripé é composto por 3 pilares: Social, Ambiental e Financeiro.

Por isso, para tornar a empresa mais sustentável é necessário incentivar a preservação do meio ambiente. Assim como, melhorar o bem-estar social e gerar ganho econômico. Sendo que esse ganho não deve sobressair os dois primeiros pilares.

O pilar social é formado pelas pessoas. Nesse sentido, os colaboradores da empresa formam o capital humano. Logo, esse capital possui alto valor. Toda a equipe será tratada com respeito e terá condições dignas de trabalho. Bem como, terá todos os direitos trabalhistas preservados.

O pilar ambiental é o meio ambiente. Visa preservar e proteger a vida natural. Uma empresa sustentável tem como objetivo melhorar a cadeia de produção. De modo a diminuir os impactos ambientais.

Melhorar a qualidade ambiental e de pessoal é importante. Mas o objetivo principal da empresa é gerar lucro. E ele é o pilar financeiro. Por isso, as ações adotadas devem aumentar o lucro, produtividade e destacar a empresa no mercado.

Como a consultoria ambiental irá te ajudar?

Tornar a empresa mais sustentável é uma necessidade. Por isso a consultoria ambiental é fundamental. Porque o consultor é o profissional que fará sua empresa crescer e ser mais sustentável.

O consultor ambiental tem um papel fundamental na sociedade. Como profissional, ele é encarregado de avaliar a área ambiental da empresa. Além de cumprir as normas e leis ambientais. Ele deve reduzir os impactos ambientais.

Contratar uma consultoria ambiental protege a empresa de possíveis multas e infrações. Visto que, o consultor monitora o cumprimento das obrigações da empresa. Por isso, antes de realizar qualquer tipo de atividade, é necessário procurar o consultor ambiental.

O consultor fará o licenciamento correto da atividade. Emitirá a licença no órgão ambiental e fará o monitoramento das condicionantes ambientais. Algumas atividades são mais poluidoras que outras. E desse modo, precisam de um cuidado especial.

Por exemplo, uma fábrica de produtos químicos deve realizar um tratamento severo dos resíduos gerados. Assim como, monitorar os efluentes. Desse modo, os impactos ambientais serão menores.

Um dos principais serviços oferecidos por uma consultoria ambiental é o licenciamento ambiental:

Licenciamento Ambiental

Para uma empresa funcionar ela deve realizar o licenciamento ambiental. Caso tudo esteja dentro da lei, a empresa terá uma licença. Essa licença pode ser de 3 tipos: Licença prévia, licença de instalação e licença de operação.

A licença prévia antecede qualquer etapa de abertura da empresa. Por isso, o primeiro passo para abrir uma empresa é informar ao órgão ambiental. O órgão ambiental informará se o local onde a empresa deseja possui viabilidade ambiental. Em caso positivo, a licença será emitida e a empresa pode prosseguir.

A licença de instalação permite que a empresa se instale no local. Desde que a empresa esteja seguindo as condicionantes da licença prévia. Feito isso, a licença de instalação terá novas condicionantes que deverão ser seguidas antes da empresa começar a trabalhar.

A empresa só pode começar a funcionar depois que o órgão ambiental emite a licença de operação. De modo, que a empresa deva seguir todas os comandos dessa licença. Sendo que cada tipo de atividade terá condicionantes diferentes.

As licenças serão emitidas muito mais rápido se realizadas por um consultor ambiental. Já que ele é experiente e fará de forma certa. Assim a empresa pode ficar tranquila em relação a isso.

Conclusão

Tornar a sua empresa sustentável só será possível com a presença de um consultor ambiental. Pois ele manterá sua empresa dentro das normas ambientais e diminuirá os impactos ambientais.

Contratar uma consultoria ambiental ajudará a solucionar seus problemas ambientais. Além de sair mais barato do que implantar um departamento ambiental dentro da empresa.

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online

Deixe um Comentário