CompararComparando...

Criar Leitores entra na 6ª edição no Estado de São Paulo

Lendo Agora
Criar Leitores entra na 6ª edição no Estado de São Paulo

Ação cultural acontece tradicionalmente no mês de abril – quando se comemoram o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos dos Autores (23 de abril).  A distribuição gratuita dos exemplares arrecadados será feita a partir do próximo sábado – nas cidades: Ribeirão Preto, Franca, Piracicaba e Ituverava.  Interessados em doar obras ainda podem entregá-las nas unidades do Criar participantes até este dia 22 de abril

Criar Leitores São Paulo (1)

28/04/2016 – Imagine a cena: encontrar um livro no banco de uma praça, na mesa de uma cafeteria ou no banco de uma igreja e descobrir que pode levá-lo para casa, desde que se comprometa a lê-lo e depois deixá-lo em um local público para que outras pessoas possam encontrá-lo e continuar uma corrente de leitura. Essa é a proposta do Criar Leitores – ação cultural do Criar Redação, que neste ano entra na sua 6ª edição consecutiva.  A arrecadação dos livros começou na segunda-feira (18) e terminará neste dia 22. Os postos de arrecadação são nas unidades do Criar de Ribeirão Preto, Franca, Piracicaba e Ituverava. Já a ação nas ruas e locais públicos com distribuição dos exemplares doados terá início no dia 23 – Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor e prossegue na próxima semana.

O Criar Leitores é um crossbooking. Trata-se de uma ação lúdica e educativa que propõe envolver o maior número de participantes, sem data para terminar, de forma a disseminar o fomento pela leitura e gerar uma consciência cidadã, para que qualquer pessoa tenha direito a participar.

Os exemplares do projeto são colocados em locais, como: praças, bibliotecas, cafeterias, padarias, parques públicos, rodoviária, entre outros pontos de grande circulação. A intenção fundamental é despertar nas pessoas a vontade de ler o livro “perdido”. Para isso, os participantes recebem toda orientação sobre como participar nos próprios livros, que são adesivados com ficha técnica e informações necessárias, incentivando os participantes a levarem a ideia em diante.

Criar Leitores São Paulo (2)Segundo o educador, Luiz Cláudio Jubilato, também professor de Língua Portuguesa e diretor do Criar Redação, o Criar Leitores é mantido há seis anos com a missão de despertar nas pessoas o gosto pela leitura. Outro ponto fundamental é estimular a adesão da população, criando interatividade entre os participantes.

O professor destaca que a ação encanta a população nas cidades onde é realizada.  “Há uma certa magia na ação surpresa e no fato de encontrar um livro interessante e gratuito”, avalia Jubilato.

Para quem ainda vai doar

Segundo critérios do projeto, a arrecadação visa levantar livros em bom estado de conservação, de preferência, obras de romance, biografias, literatura infantil e contemporânea. Não serão utilizados livros didáticos e técnicos.

 

 

CeluloseOnline

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário