CompararComparando...

Crise? “Em 2015, setor de C&P não vai parar”, CeluloseOnline traça expectativas

Lendo Agora
Crise? “Em 2015, setor de C&P não vai parar”, CeluloseOnline traça expectativas

21/01/2015 – Há 15 anos no setor de celulose e papel, o CeluloseOnline inovou. Tanto com o lançamento de um novo portal – jamais visto antes – quanto na forma de noticiar. Se há motivos para comemorar mesmo em meio à crise, esse motivo pode ser descrito por quem trabalha todos os dias com notícias relevantes sobre Celulose, Papel, Florestas e outros. Abaixo, fizemos uma entrevista com o editor-chefe do portal, Irving Malaguti, que é jornalista com pós-graduação em História, Cultura e Sociedade. Acompanhe.

O que os leitores podem esperar de conteúdo neste ano?

10262211_10152799894183362_1230518214412362072_nIrving Malaguti – Atuo como editor chefe do portal há mais ou menos um ano. E desde o início, juntamente com outros colaboradores e geradores de conteúdo, traçamos um objetivo geral bastante simples, que era o de trazer notícias de qualidade do setor e para o setor. É a área de Celulose e Papel interagindo com outros setores próximos que são próximos e informando a ele próprio. Notícias essas nas quais o nosso público tivesse interesse em consumir. Assim, poderíamos manter a ideia inovadora de informar – essência enraizada do CeluloseOnline desde seu primeiro dia – somado ainda ao trabalho de incluir essa notícia em um contexto atual e acessível.

Para este ano, o objetivo é o mesmo: vamos manter a ideologia de informar com qualidade e acessibilidade.

Você tem tido sucesso na sua nova atuação?

Irving Malaguti – Todo mundo que faz a gestão, edição e geração de qualquer conteúdo tem seus pontos positivos e negativos. Assim como tudo na vida. Mas o que eu posso dizer é que tenho tentado aprender com os erros passados. Apesar de estar há apenas pouco tempo como editor, tenho estudado o portal – e sucessivamente o setor – há alguns anos. Tenho feito o que me propus a fazer e com muito dinamismo.

Ouvimos muito os especialistas, os técnicos e conseguimos passar uma linguagem de fácil acesso para o leitor. Acho que essa comunicação online, que respeita todos os lados e dá ouvidos para diversas camadas da pirâmide, tem sido um grande sucesso, sem dúvidas.

Existe alguma novidade do CeluloseOnline para 2015?

Irving Malaguti – A nossa principal novidade nasceu no final de 2014, quando lançamos um novo portal. Um layout muito mais dinâmico e de fácil acesso. Usamos alguns meses para digerir ele e agora, a partir do primeiro dia desse ano, estamos trabalhando com ele a todo vapor, explorando todas as formas de deixar a notícia ainda melhor de ser lida.

Já em termos de conteúdo propriamente dito, temos alguns diferenciais que já estão ativos. Entre eles, o nosso blog, com uma seleção ímpar de articulistas renomados que dão suas opiniões sobre algum tema do setor. Esse é um quadro que tem ganhado muito destaque já que é feito por textos próprios de quem já atuou no mercado de trabalho. São realmente especialistas, que falam com autoridade. No blog incluímos temas que geraram um número de acesso muito significativo, como por exemplo, a previdência social e a segurança do trabalho, que sugerem assuntos técnicos que interessam grande parte dos nossos leitores, e, obviamente, dos trabalhadores do setor.

Atualizamos diariamente nossa agenda de eventos, nossos vídeos e nosso cadastro de e-mail marketing também foi enxugado, o que nos faz ter um banco de contatos de 50 mil cadastros que leem suas caixas de entrada diariamente.

O novo portal ainda nos proporciona outras mudanças e melhorias, mas que ainda estamos trabalhando nela. Em breve, publicaremos as novidades. Mas cabe a mim lembrar que em 2015 temos duas datas muito importantes: o portal CeluloseOnline completa seus 15 anos de muito importância para o setor e Três Lagoas (MS) comemora um século.

plantacao-de-eucalipto-para-producao-de-celulose-size-620O que você esperar noticiar, de fato, referente às produtoras de celulose e papel?

Irving Malaguti – O que muito tem sido discutido, em todo mundo e a toda hora, é a tal da crise. Começando pela crise da água. E isso afeta o setor, óbvio que afeta. Mas ainda assim, o setor de celulose e papel, tem disseminado alguns números promissores quando se fala em investimentos. Podemos pegar por base a nossa querida capital mundial da celulose – Três Lagoas (MS). Lá os três grandes players estão injetando dinheiro e ainda esse ano algumas obras estarão sendo terminadas, enquanto outras vão começar. Fora isso, indústrias madeireiras já se pronunciaram e novas plantas vão surgir.

O que a gente pode esperar é um mercado em movimento. Talvez não tão aquecido como queríamos que estivesse, mas as pessoas vão continuar consumindo os produtos provenientes desse setor. E justamente por isso, ele não vai parar.

E sem contar as supremas notícias desses números – de investimentos, obras, vagas – também estamos incluindo, cada vez mais, na nossa página, ações socioambientais que as companhias têm participado.

Por que acha importante incluir no catálogo a sustentabilidade?

Irving Malaguti – Porque ela é intrínseca ao setor. De antemão temos a responsabilidade de desmentir diversos mitos que foi criado a cerca da silvicultura e das florestas plantadas. Esse é um dos principais papéis do jornalista e cabe a ele mostrar ao mundo as outras faces. Para isso, está aí a campanha Two Sides, as ações das grandes companhias, também.

De outro lado, o mundo precisa da sustentabilidade. A água está acabando, lembra?

Devo confessar que as empresas, na sua grande maioria tem representado um papel importante – tanto na conservação de solos, ambientes, fauna quanto na aplicação de métodos que reduzem consumos e energia. E esse acompanhamento nós estamos fazendo com muita eficácia.

1623620_695974310452256_5961550693013959948_n

Voith 728
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário