CompararComparando...

Cuidar das florestas é oportunidade para jovens digitalizados

Lendo Agora
Cuidar das florestas é oportunidade para jovens digitalizados

Debater as mudanças, oportunidades e desafios para o mercado da gestão florestal e mostrar como as empresas vêm usando novas ferramentas tecnológicas marcou o debate da plenária “Empregos verdes: o futuro do emprego florestal”, no XXV Congresso da Iufro2019, nesta quarta-feira(2).

Trabalhar com recursos naturais é fundamental para a proteção das florestas e do clima. Uma oportunidade para construir redes de relacionamentos, inovação e fazer circular a bioeconomia. A atividade vem sendo vista como mais uma estratégia para mitigar os efeitos das mudanças climáticas no planeta.

“Empregos verdes também são importantes para a inclusão social e igualdade de gênero nas comunidades rurais. Precisamos mostrar para os jovens rurais que as inovações tecnológicas podem ser aplicadas em suas propriedades e aumentar a  renda com menos esforço, comentou Lisa Prior, coordenadora da plenária.

Esthevan  Gasparoto , engenheiro florestal e um dos proprietários da  startup Treevia Forest Technologies, mostrou que é possível conectar e monitorar florestas por meio da internet. A empresa oferece ao setor florestal tecnologias disruptivas para a automação florestal e contribui para o futuro sustentável das florestas, uma vez que facilita a gestão dessas áreas.

Com a  instalação de sensores sem fio em campo, Gasparoto monitora remotamente os ativos florestais ao longo de todo o ciclo produtivo de uma floresta. Os dados são enviados para uma plataforma Web que, por meio de programas e softwares, extraem o máximo de informações dos ativos florestais.

“Pensar sobre o futuro não e fácil, mas considero as mudanças no mundo digitalizado uma oportunidade de trabalho para  jovens do campo florestal”, enfatiza Gasparoto.

Realizado pela primeira vez na América Latina, o IUFRO2019 foi promovido pela Embrapa, Serviço Florestal Brasileiro e IUFRO.

Fonte: Embrapa

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário