CompararComparando...

De alta tecnologia e sustentável: conheça o tecido de madeira!

Lendo Agora
De alta tecnologia e sustentável: conheça o tecido de madeira!

Elisa Strozy é conhecida por seu trabalho com tecidos de madeira, o que levou a expor em feiras de design internacional em Nova York, Londres e Milão. Ela também visitou a Semana da Madeira, no Chile, e explicou por que este material é ideal para a inovação.

elisa-strozyk_3

30/11/2016 – Desenhista alemã, que aos 34 anos foi coroada com o Prêmio de Design nacional, Elisa Strozyk se sente confortável falando sobre madeira e explicando porque este material é ideal para trabalhos que vão desde o tradicional até os produtos que exigem uma boa dose de inovação e tecnologia.

De acordo com ela, a madeira “é um material que temos sempre em torno de nós, e isso dá muita confiança. A madeira está em nossas casas, nossos móveis, e por isso tem muito valor emocional. É também um material que pode ser utilizado para decoração porque tem boa plasticidade e uma superfície ideal de trabalho”.

Na Semana da Madeira a desenhista participou do Seminário de Inovação, onde explicou como nasceu a ideia de criar o tecido de madeira, que começou em 2008 e a que levou às feiras de design. Apenas em 2016, ela participou do Dutch Design Week, o London Design Festival e outros eventos em Berlim e Nova York.

Strozyk conta que tinha experiência anterior com vidros e metal.

elisa-strozyk_2

Em 2015, quando participou do Milan Design Week, na Itália, ela descreveu os tecidos de madeira como “uma nova experiência tátil. É um material meio madeira e meio tecido, entre duro e mole, desafiando o que se pode esperar. É familiar e tem cheiro familiar, mas é estranho porque você pode mover e assumir formas inesperadas”.

Quais são as possibilidades para a inovação de materiais considerados “tradicionais”?

Depende da superfície do material, as suas características. E se for um material resistente com o qual você pode trabalhar, então tudo bem. Todos se combinam para provar algo novas técnicas, materiais e técnicas mistas.

strozykPor que você escolheu a madeira?

A madeira é uma substância que tem boas qualidades, melhores do que materiais sintéticos, como plástico e outros, que não suportam bem a passagem do tempo. Além disso, a madeira tem embelezamento no final.

Para o trabalho com tecidos, tentei vários materiais duros como metal ou vidro, mas a madeira era o melhor. Quando eu vi a combinação, me ocorreu que poderia ser em breve, e então eu comecei com os meus primeiros trabalhos, que eram os tapetes.

O processo de trabalho de Elisa Strozyc mistura tecnologia com a busca de detalhes de um artesão. O designer cria uma geométricas – geralmente triângulos – e deixa uma máquina de laser dirigida por computador cuidar do tribunal.

O que se segue é tradicional: Strozyk leva cada uma das figuras e distribuí em um linho ou algodão, criando padrões com as cores da mesma madeira, ou tingindo algumas partes.

O Chile tem um importante patrimônio florestal e várias indústrias que fazem uso desta matéria-prima. Você acha que o país tem as ferramentas para desenvolver uma atividade criativa em torno da madeira?

É sempre divertido ver o que mais acontece em inovação e em uma amostra de Semana Madeira: muitos novos usos da madeira, novas técnicas e máquinas.

strozyk-woodentextile2

Fonte: Corma

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
80%
Curti
20%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário