CompararComparando...

Autor brasileiro lança livro sobre derivados de celulose

Lendo Agora
Autor brasileiro lança livro sobre derivados de celulose

A obra foca em toda síntese de fibras naturais modificadas que devem ser usadas como solução para problemas causados pelo aumento da demanda de fibras celulósicas.

O título é: Cellulose Derivatives Synthesis, Structure anda Properties, que foi lançado pela editora alemão Springer e tem um dos autores o brasileiro Omar Abou El Seoud.

Seoud é professor do Instituto de Química da USP (Universidade de São Paulo) e coordenador de Projeto Temático apoiado pela Fapesp.

Outros autores são alemães: Thomas Heinze e Andreas Koschella.

O livro é apenas uma parte de toda coleção, chamada de Springer Series on Polymer and Composite Materials e tem 523 páginas sobre o tema da celulose e seus derivados.

derivados de celulose

“O tema do livro tem impacto importante socioeconômico no mundo. As fibras naturais como algodão serão sempre procuradas pelo consumidor, em particular em países quentes, devido à propriedade das fibras”, disse Seoud.

“Entretanto, por volta de 2030 o mundo vai enfrentar a ‘lacuna de celulose’, que é o aumento da demanda de fibras com base celulósicas não acompanhadas de algodão. E, logo, não haverá terra para cultivar o algodão”, finalizou o pensamento.

Dessa forma, a solução é aumentar a produção de fibras naturais, com base na madeira, que vem do líquido viscoso (xantato de celulose).

E, a partir disso, o Brasil ganha espaço porque já um dos maiores produtores da celulose com base em madeira – a pasta de celulose – mas, que deixou de fabricar a viscose em 2013.

O livro em inglês pode ser comprado na versão digital da editora, no site.

Com informações da Revista Amazônia

albany 728
Qual é a sua impressão?
Amei
100%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
1Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário