CompararComparando...

Descubra o que é investimento sustentável

Lendo Agora
Descubra o que é investimento sustentável

Valores da empresa e atuação socioambiental ditam investimentos nela

Investimento sustentável é a forma de investir com objetivos em retornos, mas de forma alinhada com seus valores. Ao investir dessa forma, considera-se o impacto ambiental e social das empresas ou até como o governo de determinado país atua. Assim sendo, vale agregar na carteira empresas que se equiparam aos seus valores e excluir aquelas que se afastam deles.

De acordo com uma pesquisa do UBS Investor Watch, quase 40% dos investidores do mundo investem de forma sustentável. A maioria deles, quase 60%, tem idade entre 18 e 34 anos. Mais de 50% deles têm mais de US$ 50 milhões em ativos. Investir no progresso com soluções que respeitam o ambiente e as pessoas está em alta.

A tendência é que o investimento sustentável vire uma bola de neve. Enquanto investidores se preocupam com os valores das empresas, as empresas também vão buscar formas mais limpas de atuar e conquistar mais investidores. O crescimento do investimento sustentável tem acelerado nos últimos tempos.

Para investir de modo sustentável, é preciso estudar como as empresas atuam para a tomada de decisão. O ideal é olhar para as práticas responsáveis das empresas e não ter o foco somente na rentabilidade. Uma das formas de se analisar é usando o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Esse índice foi criado pela Bovespa, e é possível fazer uma comparação entre elas quanto à responsabilidade socioambiental. Os números ajudam o investidor a procurar empresas que atuam de maneira ética. A tendência é que, tanto as empresas, quanto os investidores, se conscientizem cada vez mais.

Uma questão que emergiu recentemente é se as criptomoedas são sustentáveis. As criptomoedas consomem energia, mas o gasto de energia em si não prejudica o meio ambiente. No entanto, é preciso estar ciente como essa energia é produzida, já que existem formas renováveis e não renováveis de geração. De acordo com a universidade de Cambridge, quase 40% da energia utilizada pela Bitcoin é renovável.

Se você se interessar pela modalidade, pode procurar projetos para atuar como investidor ou outros tipos de empregos ou cargos que tenham um foco na sustentabilidade, como em grandes empresas ou em concursos públicos em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e demais capitais do Brasil.

E, se você já trabalha em uma empresa que não reflete seus valores, vale se empenhar para que a sustentabilidade seja incorporada na missão delas. É importante que os funcionários também se envolvam para que se sintam representados nos valores da empresa. E, na busca de um novo trabalho, vale também entender como a empresa atua.

Bracell Centro noticia
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online

Deixe um Comentário