CompararComparando...

Biomassa: empresários do Amazonas estão apostando em briquetes para geração de energia

Lendo Agora
Biomassa: empresários do Amazonas estão apostando em briquetes para geração de energia

O briquete é caracterizado principalmente por ser um combustível com maior densidade por unidade de volume que seu material de origem, e por possuir dimensões uniformes, que facilitam muito o manuseio, o transporte e a alimentação dos equipamentos de queima.

02/02/2016 – Em estudo apresentado pela FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), em parceria com o governo do Estado do AM, traz informações para utilizar briquetes de resíduos papeleiros, para substituição de fontes poluentes como o carvão, óleo e lenha. O objetivo é diversificar ainda mais a capacidade de briquetagem de insumos que, teoricamente, não teriam serventia para a sociedade, como é o caso dos resíduos papeleiros. Esta ação pode consolidar uma nova fonte de energia calorífica, que é sustentável e renovável.

briquetes biomassaO estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa Sinapse da Inovação da Fapeam em parceria com a Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), que visa transformar os resultados de projetos de pesquisa de universidades e instituições de ciência, tecnologia e inovação em produtos inovadores competitivos, além de fortalecer o empreendedorismo inovador.

O projeto pretende atender empresas do ramo alimentício que usam carvão ou lenha para produção de seus produtos em fornos, o mercado doméstico e, futuramente, a intenção é que se possas suprir a demanda de fábricas industriais. Restaurantes e cooperativas de catadores já aderiram a ideia e se tornaram parceiros da iniciativa.

O mercado de briquetes no Brasil, no momento esta instável, sendo que é difícil saber o número exato de empresa que estão fabricando este produto. A briquetagem consiste na compressão em alta pressão de uma massa de partículas com consequente aumento de temperatura resultando no produto chamado briquete.

Fonte: Biomassa BR / Adaptado por CeluloseOnline

Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
100%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário