CompararComparando...

Estudantes de Engenharia desenvolvem projetos para melhoria da produção rural

Lendo Agora
Estudantes de Engenharia desenvolvem projetos para melhoria da produção rural

É expressiva a participação do agronegócio na economia brasileira, já que o país é o mais extenso da América Latina e possui condições ideais para a produção agroindustrial. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas – ABCSEM, o setor de horticultura (produção de frutos, legumes, árvores, arbustos e flores) é o responsável por empregar 2,4 milhões de pessoas e movimentar cerca de 100 bilhões de reais. Entretanto, mesmo com a produção tendo aumentado consideravelmente nos últimos anos, a mecanização do setor continua estagnada.

Nesse contexto, o correto fornecimento de água se torna de extrema importância, garantindo a fertilidade do solo e o crescimento adequado dos produtos agrícolas. Pensando nisso, os alunos de Engenharia Mecânica do Centro Universitário FEI desenvolveram o projeto Irrigar, que surge com a proposta de facilitar o acesso à água para pequenos e médios agricultores. Para tal, é projetado um cata-vento que utiliza energia eólica para o acionamento de um sistema mecânico de bombeamento de água proveniente de um local de difícil acesso, como poços.

Além do Irrigar, os alunos também mostraram projetos com foco na otimização dos processos da agricultura. Confira:

  • Agroll Shak: o projeto consiste em uma máquina agrícola multitarefa destinada ao pequeno agricultor, com sistema de direção nas quatro rodas e bitola aumentada, reduzindo o problema de compactação de solo e aumentando em aproximadamente 21% a área disponível para plantio.
  • CONSUS: o objetivo é otimizar a construção de silos metálicos, utilizados para armazenamento de café cru antes do processo de torrefação. No Brasil há poucas empresas especializadas em projetar e construir essa estrutura tão importante para o setor cafeeiro.
  • Spraytec: projeto de engenharia básica capaz de aplicar simultaneamente herbicida e fertilizante em plantações de café, com o objetivo de reduzir os custos operacionais e o índice de compactação do solo, visando otimizar a produção da plantação.
Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário