CompararComparando...

Florestas plantadas no Brasil

Lendo Agora
Florestas plantadas no Brasil

O Brasil se classifica por possuir uma das maiores áreas florestais do mundo, abrigando seis biomas continentais com a maior fonte de biodiversidade. Cerca de 58% do país é coberto por florestas naturais e plantadas.

As florestas naturais tem seu papel fundamental no meio ambiente e conservação da biomassa.

As florestas plantadas (renovadas) são aquelas destinada a restauração de uma área degradada, ou seja, é a recuperação de uma floresta natural que perde sua cobertura vegetal.

Preservam o meio ambiente e contribuem com a sustentabilidade.

No Brasil, as florestas plantadas se estendem por cerca de 7 milhões de hectares. São florestas plantadas para a recuperação ecológica de uma área, mas em sua grande parte, são voltadas para o comércio, ou seja, para a indústria da madeira, de papel e celulose, ou para a extração de castanhas, frutos, óleo essencial entre outros.

Florestas plantadas e seus benefícios

Um dos benefícios desfrutados pelas florestas plantadas são os diretos.

Os benefícios diretos são os mais fáceis de serem percebidos, tendo em vista que, em sua maioria, são de fáceis valorizações e considerados bens, que são definidos como tudo aquilo que seja útil, que faz o bem ao homem, com ou sem valor econômico e se dividem em produtos madeireiros, não madeireiros, fontes de plantas medicinais, área de pesquisa e educação, fontes de recursos genéticos e recreação e turismo.

Os benefícios diretos:

Madeira: As florestas plantadas são em sua maioria, constituídas por Eucalipto e Pinus.

A região sudeste é onde se encontra o maior plantio de eucalipto – em Minas Gerais e em São Paulo, enquanto que o plantio de pinus é encontrado no sul – Paraná e Santa Catarina.

O plantio dessas espécies tornou-se viável para suprir a demanda da madeira.

O grande potencial de madeiras é concentrado na região sudeste – a de maior desenvolvimento econômico do país – e tem forte componente ecológico, ou seja, representa um alívio sobre a demanda de madeiras nativas provenientes da Amazônia.

Além disso são matéria prima para fábrica de celulose, produção de carvão e móveis.

As autoridades também podem fiscalizar e certificar a madeira de uma forma mais fácil. Desta forma, as florestas plantadas ocupam um lugar definitivo no mercado, gerando mais empregos.

As madeiras de ciclo rápido – como as de reflorestamento – têm sua fase de crescimento acelerada sob as condições climáticas brasileiras e possuem um grande potencial de armazenamento de CO2.

Não madeirados: São produtos derivados das florestas utilizados tanto para subsistência tanto para comercialização.

Geralmente são consumidos pelas comunidades locais, contudo, não entrando nas estatísticas oficiais e podendo apresentar um valor maior que a madeira.

Os produtos mais comuns são o látex, óleo de dendê, frutos como cacau e côco, entre outros.

Fontes de plantas medicinais: As florestas são grandes farmácias naturais que através de seus princípios ativos, são utilizados pela humanidade.

Ou seja, a preservação desse patrimônio deve-se ser explorado sem ser devastado.

Área de pesquisa e educação: Através das pesquisas e educação é obtido novas tecnologias para sua conservação com a descobertas de novos produtos, inclusive das planas medicinais.

Fontes de recursos genéticos: Com a preservação de uma área florestal, o banco genético também é preservado.

Esses bancos podem ser importantes para novas tecnologias, novos produtos, aumento de produtividade e qualidade e a preservação da flora e fauna de cada floresta.

Recreação e turismo: O ecoturismo é a forma de recreação da floresta. É um segmento de atividades turísticas que utiliza de forma sustentável o patrimônio de modo natural e cultural.

O visitantes pagam o valor por área visitada, assim, o ecoturismo preserva as florestas e promovem o bem-estar dos visitantes.

Existem vários bens e serviços que os sistemas florestais fornecem.

Os serviços são realização de tarefas que contribuem para satisfazer as necessidades humanas, sejam elas individuais ou coletivas.

Em geral, as florestas plantadas são imprescindíveis para a diminuição da pressão sobre as florestas nativas. Os bens e serviços da floresta refletem sua importância dos âmbitos ecológico, econômico e social.

Importância das florestas plantadas

Importância ecológica:

As florestas plantadas, em sua maioria são monoculturas, ou seja, são sistemas de exploração do solo através de um único produto.

Entretanto oferecem inúmeros serviços ambientais que ajudam na regulação e conservação do solo, protegendo os recursos hídricos e mantendo os ciclos de chuvas, além de promover a detenção do gás carbônico, entre outros serviços importantes.

Além disso, a preservação da biodiversidade caminha junto. Quando um ecossistema é equilibrado, não há ameaça de animais extintos.

Importância econômica:

Os serviços e produtos ambientais fornecidos pelas florestas plantadas são essências para a economia do Brasil. A produção está diretamente ou indiretamente ligados a ela.

O setor de base florestal atua basicamente em seis cadeias de produtividade, como a lenha e carvão, a madeira sólida, o papel e celulose, os painéis reconstituídos, os produtos não madeireiros e os serviços ambientais.

Com a atuação dessa produtividade, ocorre um aumento do PIB brasileiro e a geração de mais empregos.

Importância Social:

As florestas plantadas podem ser também instrumentos de inclusão social.

O Programa de Manejo Florestal Comunitário e Familiar (PMFC) vem estudando e colocando em prática, ações de gestão e fomento ao manejo florestal sustentável voltadas para os povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares que tiram sua subsistência das florestas brasileiras, de forma organizada para que possam aumentar sua renda e melhorar suas condições de vida.

Preservação do meio ambiente e sustentabilidade para o futuro – o melhor caminho

O mundo não deixará de utilizar as matérias primas cedida pelos recursos naturais.

Com isso uma alternativa para diminuir, essa demanda e preservar o meio ambiente e a sustentabilidade para o futuro, são as florestas plantadas.

Plantações ideias: De forma responsável, as plantações ideias manteriam a integridade do ecossistema e da biodiversidade, juntamente com o crescimento econômico da população e da inclusão social. Alguns dos benefícios das plantações ideias são:

  • Absorção e armazenamento do carbono
  • Proteção de áreas críticas de plantas e animais
  • Recuperação de áreas degradadas
  • Manter a disponibilidade da água e nutrientes do solo

Plantações má administradas poderiam ameaçar ainda mais um ecossistema, com isso, para não haver nenhum tipo de erro, o diálogo e os estudos de metas de sustentabilidades com empresas sustentáveis, seriam os primeiros passos para encontrar a melhor forma de iniciar a missão.

Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
100%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário