CompararComparando...

Fundação Florestal oferece calendário especial para o Dia Mundial da Água

Lendo Agora
Fundação Florestal oferece calendário especial para o Dia Mundial da Água

Exposições, palestras, trilhas, piquenique e visita às nascentes são algumas das atividades programadas para o público

12/03/2016 – O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março desde 1992, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, diversos temas relacionados à água são discutidos em todo o mundo, principalmente a preservação desse bem.

Para comemorar e conscientizar a população, as Unidades de Conservação (UC) da Fundação Florestal (FF) criaram ações para esse dia, desde exposições, gincanas e trilhas, até palestras em escolas, todas com o objetivo de ensinar e relembrar a importância da água para a preservação da vida.

Praia Itaquitanduva_ PE Xixova-Japui _Créditos Mariana M. de Sousa

Praia Itaquitanduva_ PE Xixova-Japui _Créditos Mariana M. de Sousa

Confira a programação: 

Parque Estadual Xixova-Japuí

Dia 22 de março, das 9h às 13h, o Parque Estadual Xixová-Japuí (PEXJ) participará da limpeza das praias de São Vicente, evento promovido pela Prefeitura de São Vicente. A ação é aberta aos moradores e turistas, que poderão ver uma exposição de fotos do PEXJ e conhecer mais sobre a Unidade de Conservação (UC).  A ação visa conscientizar principalmente sobre o descarte incorreto de resíduos que chegam até o mar e as praias, prejudicando a fauna e flora local.

Parque Estadual Morro do Diabo

De 22 a 25 de março, das 8h à 11h e das 13h30 às 16h30, o Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD) receberá os alunos do Ensino Fundamental, do município de Teodoro Sampaio, para comemorar o Dia Mundial da Água. Serão apresentados vídeos e palestras sobre a importância da água, passeios nas trilhas e playground, finalizando com um piquenique. A ação conta com o apoio do Departamento Municipal de Educação, Ong Ipê e SABESP.

Parque Estadual Juquery

Dia 22 de março, da 8h às 17h, o Parque Estadual Juquery (PEJY) realiza a 4ª edição da Mega-Operação de Limpeza do Reservatório Paulo de Paiva Castro, localizado dentro da Unidade de Conservação (UC). O objetivo da ação, que é aberta ao público, é fiscalizar, monitorar e retirar resíduos descartados de forma irregular ao longo dos 8 km da represa.

O evento conta com o apoio da SABESP, 26º Batalhão da PM, Escola Superior de Bombeiros, 5º Grupamento de Bombeiros, Policia Militar Ambiental, Parque Estadual Cantareira (PEC), GCM Franco da Rocha, Defesa Civil e Secretarias de Meio Ambiente de Franco da Rocha e Mairiporã e remadores.

 Área de Proteção Ambiental Silveiras

Dia 18 de março, das 10h às 12h e das 12h às 14h, a Área de Proteção Ambiental (APA) Silveiras visitará a EMEIEF Dom Edmund Benedict Nugent Silveiras, levando a exposição sobre a participação das escolas nas atividades ambientais desenvolvidas no ano de 2015, além de uma apresentação cênica do personagem “Zé do Paraíba”, a respeito do tema Água. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Bica _ Parque Estadual Jaraguá _ Divulgação FF

Bica _ Parque Estadual Jaraguá _ Divulgação FF

Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins

De 21 a 25 de março, a partir das 9h, a equipe do Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins (MUCJI) ministrará palestras nas escolas do entorno do MUCJI. A ação está em sua 2ª edição e levará aos alunos o tema Mata Atlântica e sua importância na manutenção da água, clima, alimentos e beleza cênica, além de realizar uma análise de água utilizando o repolho roxo.

Parque Estadual Jaraguá

De 21 a 27, das 9h às 16h, no Parque Estadual Jaraguá (PEJ) acontece a 6ª edição da “Semana da Água e da Floresta”. Os visitantes poderão ver duas exposições: “Água na Medida Certa” (de 21 a 27/03) e “Tipos de Água” (21 a 24/03). As mostras serão apresentadas por um monitor no PEJ. O objetivo da ação é explicar aos visitantes a importância da valorização dos recursos naturais para a manutenção e preservação do meio ambiente.

Estação Ecológica Bananal

Dia 7 de março, das 9h às 14h, a Estação Ecológica Bananal (EEB) receberá os alunos da Escola Municipal de Bananal, que participarão de uma aula de campo sobre a importância da conservação das matas ciliares para a proteção dos corpos d’água e nascentes, além de visitar as cachoeiras da Unidade de Conservação (UC). A ação é também aberta ao público e tem apoio da Prefeitura Municipal de Bananal.

Parque Estadual Cantareira 

De 22 a 27 de março, o Parque Estadual Cantareira (PEC) comemorará o Dia Mundial da Água com diversas atividades, voltadas para a comunidade escolar e para o público em geral. Serão abordadas as formas de manejo da água e medidas preventivas contra o mosquito Aedes Aegypti, a história e importância do PEC, formas de manejo da água e seu bom e mau uso.

  • Data: Entre 22 e 25 de março para escolas agendadas
  • Hora: Das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
  • Atividade: Trilha do Macuco – com trecho a ser percorrido dentro da água e visita à Casa da Bomba
  • Local: Núcleo Engordador
  • Data: Entre 26 e 27 de março – aberto ao público
  • Hora: Das 8h às 17h
  • Atividade: Exposição “Água na Medida” (CEA – FF)
  • Local: Núcleo Engordador
  • Data: Entre 22 e 24 de março, para escolas agendadas
  • Hora: Das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
  • Atividade: Visita às escolas do entorno para apresentação de palestra com o tema “Água”
  • Local: Núcleo Pedra Grande 
  • Data: Entre 22 e 27 de março – para escolas agendadas
  • Hora: Das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
  • Atividade: Gincana “Corrida da Água” para conscientização ao combate do mosquito Aedes Aegypti e exposição fotográfica sobre o histórico da Barragem Cabuçu.
  • Local: Núcleo Cabuçu 
  • Data: 27 e 28 de março  – aberto ao público
  • Hora: Das 8h às 17h
  • Atividade: Exposição sobre a importância histórica do PEC
  • Local: Núcleo Cabuçu

 Parque Estadual Intervales

Dia 22, das 8h às 17h, o Parque Estadual Intervales (PEI) receberá escolas públicas do Bairro Boas Vista, para uma visita monitorada em comemoração ao Dia Mundial da Água. No passeio, os alunos visitarão as nascentes, ribeirões e cachoeiras, além de conhecerem o sistema de abastecimento de água da sede da Unidade de Conservação (UC) que faz a captação e o tratamento da água há sete anos.

Parque Estadual Serra do Mar 

  •  Núcleo Caraguatatuba – PESM

Entre os dias 5 e 30 de março, de terça a sábado, das 9h às 16h, o Núcleo Caraguatatuba do PESM oferece ao público a exposição “Água na medida certa”. Este é o 5º ano em que o núcleo organiza a ação, que tem como objetivo promover a educação ambiental e a importância da água em nossas vidas e em todo o meio ambiente. A exposição traz banners ilustrativos com informações estatísticas e curiosas, com linguagem acessível, além de palestras educativas ministradas pelos monitores da Unidade de Conservação.

  • Núcleo Cunha – PESM

De 21 a 25 de março, das 8h às 17h, o Núcleo Cunha do PESM realiza a 5ª edição do projeto “Agenda Ambiental”, que contempla escolas municipais do entorno com atividades divertidas e educativas.

O objetivo da ação é conscientizar os alunos da importância que a água tem para nossas vidas. Tudo isso passado de forma lúdica por meio de palestras, vídeos educativos, gincanas e teatro de fantoches.  Além disso, as crianças serão levadas para realizar a trilha sensorial “Caminho das Vivências”, uma das atrações mais visitadas do Núcleo Cunha.

O “Agenda Ambiental” conta com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura de Cunha e da Secretaria Municipal da Educação de Cunha. Além do projeto, o Núcleo estará aberto durante toda a semana da água, das 8 às 17h, oferecendo trilhas monitoradas do Rio Bonito e cachoeiras para todos os públicos.

  • Núcleo Curucutu – PESM

Dia 22 de março, das 9h às 16h, o Núcleo Curucutu do PESM promove um evento com o tema “Unidades de Conservação e a Proteção de suas Nascentes – Curucutu: A Importância de suas Nascentes.” A ação, que está no seu 4º ano, é gratuita e todos podem participar.

Na programação, estão incluídas atividades como palestras e exibição de vídeos com o tema “Recursos Hídricos”. Além disso, a Trilha da Bica, um dos mais importantes atrativos do PESM estará aberta para visitação. Nessa trilha, encontra-se a nascente do Rio Embu-Guaçu, um dos mais importantes afluentes da Represa de Guarapiranga, que abastece milhões de famílias em suas casas.

O objetivo do evento é proporcionar aos participantes uma maior consciência ambiental, além de salientar a importância dos recursos hídricos e de seu uso de maneira correta e sem desperdícios.  Os interessados devem realizar agendamento prévio e quem tiver interesse em realizar a caminhada pela Trilha da Bica deve estar vestido corretamente para garantir maior segurança e conforto.

  • Núcleo Itutinga Pilões – PESM

Dia 22 de março, das 8h às 17h, o Núcleo Itutinga-Pilões (NIP) do PESM comemora o Dia Mundial da Água com palestras, oficinas, dinâmicas em grupo. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.  O PESM/ NIP promove a ação pela 7ª vez e tem como objetivo conscientizar e instruir os visitantes sobre a importância e o uso correto de um dos recursos naturais mais importantes do nosso planeta.  Para participar, é necessário agendamento prévio, por meio de (13) 3361-8250 ou [email protected].

SERVIÇO

  • Parque Estadual Xixová-Japuí

Acesso pela acesso pela Av. Tupiniquins n° 1009
Dias e horários de funcionamento: Diariamente das 8h30 às 17h .
Visita feita somente com agendamento prévio.
Ingresso: Entrada gratuita.
Telefone: (13) 3567-2190
E-mail: [email protected]

  • Parque Estadual Morro do Diabo

Acesso Morro do Diabo – SPV 28 – KM 11 – Teodoro Sampaio/SP
Dias e horários de funcionamento: visitação de terça a domingo 8h às 17h. Acesso às trilhas do Morro do Diabo, Pedro Bill, Ferrovia-Angelim e Paranapanema somente mediante agendamento prévio.
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (18) 3282-1599
E-mail[email protected]

  • Parque Estadual Juquery

Acesso pela Rua Miguel Segundo Lerussi s/n° Parque Industrial. Franco da Rocha/SP
Dias e horários de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (11) 4449.5545
E-mail: [email protected]
Estacionamento: 150 vagas (gratuito)

  • Mosaico de Unidades de Conservação de Juréia-Itatins

Acesso pela Estrada do Guaraú, n° 4.164 – Peruíbe – SP
Dias e horários de funcionamento: visitação somente para educação ambiental, ecoturismo e realização de pesquisa científica mediante agendamento prévio.
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (13) 3457-9243 / (13) 3457-9244
E-mail: [email protected]

  • APA Silveiras

Para mais informações sobre a APA, envie e-mail para: [email protected] ou ligue para (12) 3626-1114.

  • Parque Estadual Jaraguá

Rua Antônio Cardoso Nogueira, n°539 – Vila Chica Luiza
Dias e horários de funcionamento: segunda a sexta-feira; sábado, domingo e feriados, das 7h às 17h – Agendamento de grupos para trilhas monitoradas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no número (11) 3945-4532.
Ingresso: Entrada gratuita.
Telefone: (11) 3941-2162 / (11) 3943-5222
E-mail: [email protected]

  • Estação Ecológica Bananal

Acesso pela Rodovia SP 247,km15 mais 10 km pela Estrada do Ariró – Bananal/SP
Visitação realizada mediante agendamento prévio, com foco em Educação Ambiental.
Telefone: (12) 3116-2008
E-mail: [email protected]

  • Parque Estadual Cantareira

Dias de funcionamento: sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h.
Ingresso: R$ 12,00 (Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento)
Telefone: (11) 2203-0115
E-mail: [email protected]

  • Núcleo Pedra Grande – Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal – São Paulo/SP – 2203-0115
  • Núcleo Cabuçu – Av. Pedro de Souza Lopes, 7903 – Jardim São Luis – Guarulhos/SP – (11) 2401-6217
  • Núcleo Engordador – Av. Cel. Sezefredo Fagundes, (altura do nº 19100) – Jardim Cachoeira – São Paulo/SP – (11) 2995-3254
  • Parque Estadual Intervales

Acesso pela Estrada Municipal km 25 – Ribeirão Grande – SP
Dias e horários de funcionamento: segunda a domingo, das 8h às 17h. Visitas às cavernas ocorrem de terça-feira a domingo das 8h às 15h. É necessário o agendamento para visitas monitoradas (observação e aves e visitação a cavernas e trilhas)
Ingresso: R$ 12,00 (Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento)
Telefone: (15) 3542-1511 / (15) 3542-1245
E-mail: [email protected]

  • Parque Estadual Serra do Mar

Núcleo Caraguatatuba: Acesso pela na Rua do Horto Florestal, 1200 – Rio do Ouro – Caraguatatuba – SP
Dias e horários de funcionamento: diariamente das 8h às 17h
Ingresso: R$ 12,00 (Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento)
Telefone: (12) 3882-5999
E-mail: [email protected]

Núcleo Cunha: Acesso pela Rodovia Paulo Virgínio Km 56,2, estrada do Paraibuna (20 Km de estrada não pavimentada) Cunha – SP
Dias e horários de funcionamento: diariamente das 8h às 17h
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: 
(12) 3111-2353
E-mail: [email protected]

Núcleo Curucutu: Acesso pela Estrada da Bela Vista, 7090 – Parelheiros – SP.
Dias e horários de funcionamento: diariamente das 8h às 17h
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (11) 5975-2000 / (13) 3422-5657
E-mail: [email protected]

Núcleo Itutinga Pilões: Acesso pela Estrada Elias Zarzur s/n, Bairro Agua Fria, Cubatão.
Dias e horários de funcionamento: diariamente das 8h às 17h
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (13) 3361-8250
E-mail: [email protected]

Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário