CompararComparando...

Ibá lança vídeo educativo sobre a importância das árvores para o ar, a água e a biodiversidade

Lendo Agora
Ibá lança vídeo educativo sobre a importância das árvores para o ar, a água e a biodiversidade

De maneira didática, o material tem por objetivo auxiliar educadores a explicar sobre o papel fundamental da árvores para a natureza, seja ela nativa ou cultivada.

Para marcar o Dia da Árvore, comemorado neste 21 de setembro,  a Indústria Brasileira de Árvores – Ibá, entidade que representa toda cadeia de base florestal, lançou um vídeo didático sobre o funcionamento de uma árvores e seus benefícios para o meio ambiente. O objetivo é prover a professoras, professores e educadores , um material simples e de fácil compreensão, sobre o processo da fotossíntese e outros benefícios que as árvores trazem para todos.

Assim, pela primeira vez a entidade lançou mão de um recurso chamado “animação tabletop”, no qual os elementos são desenhados conforme a narração ocorre. Desta forma, traços e locução se complementam, trazendo o funcionamento de uma árvores que  beneficia ar, água e biodiversidade.

Em dois minutos, o conteúdo explica o que é a fotossíntese e a importância da árvore na captação de CO2 da atmosfera, um dos principais gases de efeito estufa; comenta sobre sua respiração; a fixação de carbono no solo por meio das raízes; e detalha o mecanismo de transpiração, que influencia no regime de chuvas.

Manejadas de maneira sustentável, árvores cultivadas e nativas vão além e protegem o solo e cuidam da biodiversidade.

O Brasil é uma referência no cultivo sustentável de florestas produtivas. Planta-se um milhão de árvores por dia. São 9 milhões de hectares destinados a fins industriais, enquanto outros 5,9 milhões são destinados só pelo setor para conservação, uma área maior que o Estado do Rio de Janeiro. Jutas, estas florestas removem e estocam 4,48 bilhões de toneladas CO2 equivalente da atmosfera.

Os pinus e eucalipto são matéria-prima para mais de 5.000 bioprodutos, como embalagens de papel, livros, cadernos, fraldas, papel toalha, papel higiênico, lenços de papel, máscaras cirúrgicas, tecido, piso laminado, móveis de madeira, entre outros. São itens que possuem origem renovável, uma vez que vêm de árvores plantadas, colhidas e replantadas para fins produtivos, comumente em áreas antes degradadas pela ação humana;  possuem uma cadeia responsável e internacionalmente certificada; e  têm pós-uso adequado, como reciclagem e biodegradabilidade.

albany 728
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online

Deixe um Comentário