CompararComparando...

Ibema contribui com a agenda 2030 da ONU com projeto de leitura

Lendo Agora
Ibema contribui com a agenda 2030 da ONU com projeto de leitura

“Quando comecei a participar do Projeto Leitura é Diversão, percebi que passei a ler melhor do que antes. Até as palavras mais difíceis agora eu leio!” Essa é a comemoração de Giovanna Barbosa de Castro, de 10 anos, moradora da região de Turvo, no interior do Paraná. Ela descobriu o amor pelos livros com o estímulo da iniciativa de Responsabilidade Social da Ibema Papelcartão.

Por sua dedicação à causa da educação e da leitura no Brasil, a Ibema conquistou o selo SESI ODS 2019 nesta quinta-feira, 5 de setembro, além de receber menção honrosa por chegar ao grupo de cinco finalistas entre a grande indústria paranaense.

“É com grande satisfação que vemos novamente a Ibema contribuindo para o cumprimento dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU”, avalia a responsável pela Responsabilidade Social da Ibema, Clarice Battistelli. “Entendemos que, mesmo em pequenas ações, podemos fazer a diferença.”

Desenvolvido pelo Centro Comunitário Ibema, em Turvo (PR), há mais de quatro anos, o programa estimula a leitura, escrita, interpretação, criatividade e socialização por meio dos livros, com oficinas, contações de história e outras brincadeiras para crianças de 6 a 12 anos. Os livros ficam disponíveis para empréstimos em uma pequena biblioteca no Centro Comunitário Ibema, que conta com 1.085 livros cadastrados.

“Lá tem vários livros que vão de infantis a juvenis. Esse projeto me ajudou a melhorar a minha leitura e escrita”, conta Samara Corrêa, que já foi vencedora do prêmio “Leitora do mês”, uma das iniciativas do projeto.

“O fundamental é que conseguimos despertar a paixão pelos livros por meio de atividades lúdicas”, destaca Clarice.

Projetos reconhecidos

No ano passado, a Ibema recebeu o selo Sesi ODS 2018 pelo projeto “Sustentando o Amanhã”, que leva educação ambiental a escolas da região de Turvo (centro do PR). O programa, levado à escola de educação infantil e ensino fundamental da região e a uma escola da comunidade indígena Guarani, ensina a confeccionar lixeiras para coleta seletiva com resíduos de tubetes da bobina de papelcartão utilizada na unidade fabril da Ibema.

Em 2017, foi a vez do projeto “IbemArte Sustentável” ser reconhecido com o Selo Sesi ODS. Criada em 2014, a iniciativa auxilia mulheres da comunidade do entorno da unidade da Ibema em Turvo a transformar resíduos da produção do papelcartão em artesanato, com o propósito de contribuir com a geração de renda local e o empoderamento feminino.

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário