CompararComparando...

IBM apresenta iniciativas para usar a tecnologia a favor da produção agrícola

Lendo Agora
IBM apresenta iniciativas para usar a tecnologia a favor da produção agrícola

De olho no crescimento do agronegócio na América Latina, que segundo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), deve crescer 17% na próxima década, a IBM apresentou iniciativas para reduzir o desperdício de alimentos e melhorar a produtividade.

Ainda segundo números da FAO, a quantidade de comida que é perdida somente no processo de venda daria para alimentar 30 milhões de pessoas. A IBM acredita que, aplicando Inteligência Artificial para prever condições climáticas, Internet das Coisas (IoT) para medir a qualidade do solo no qual as sementes são plantadas ou usando blockchain para rastreabilidade de alimentos em cada ponto da cadeia de distribuição, pode mudar a situação.

A tecnologia será uma das bases para lidar com o Desafio SinDesperdicioHortalizas, iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Global Food Bank Network e da Secretaria de Agroindústria da Argentina. A ideia é incentivar desenvolvedores, startups e ONGs daquele país a desenvolver projetos que ajudem a otimizar a cadeia de fornecimento de alimentos.

A IBM, como a única empresa de tecnologia que participa da iniciativa, fornecerá aos desenvolvedores acesso às tecnologias Watson, segurança, IoT e blockchain, disponiveis na IBM Cloud. Os participantes poderão usar tecnologias para criar soluções que ofereçam valor compartilhado e permitam que as organizações melhorem a visibilidade da cadeia de suprimentos, reduzam o desperdício e melhorem a segurança alimentar em toda a cadeia de distribuição na Argentina.

O Desafio segue os passos da iniciativa SinDespercicio, lançada na América Latina em 2018, que representa uma colaboração pública/privada inigualável para abordar uma situação em que 34% dos alimentos produzidos na região atualmente são desperdiçados.

Em outro ponto, a IBM também apresentou uma iniciativa com a Raízen, produtora de açúcar, etanol e bioenergia, para utilizar as soluções da The Weather Company, da IBM, para desenvolver uma solução que melhore a precisão no planejamento da cadeia produtiva da cana de açúcar.

Os dados de previsão climática de longo prazo da The Weather Company fornecerão à Raízen relatórios personalizados com previsões de temperatura e precipitação das próximas três a cinco semanas no Brasil, que são utilizados para subsidiar o planejamento agroindustrial da empresa. Dessa forma, a empresa poderá antecipar tendências e suportar sua área de planejamento agroindustrial em uma tomada de decisão mais ágil e segura.
Fonte: IPNews
Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário