CompararComparando...

Importância das Florestas Plantadas no Brasil

Lendo Agora
Importância das Florestas Plantadas no Brasil

Você já deve ter ouvido falar ou ter lido nas revistas e jornais que o Brasil é um dos maiores produtores de florestas plantadas do mundo, com mais de 9 milhões de hectares de áreas distribuídos pelo país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste (IBÁ, 2020).

A grande área de florestas e o crescimento constante deste setor levou o Brasil a ser reconhecido mundialmente como um dos maiores fornecedores de commodities/produtos madeireiros, oriundos de florestas plantadas!

Mas, afinal você sabe o que são florestas plantadas e qual a importância delas para o país?

Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization, 2015) as Florestas Plantadas são “florestas predominantemente compostas por árvores (nativas ou exóticas) estabelecidas por plantio ou semeadura, cultivadas com enfoque econômico para fins comerciais”. Em termos gerais, são florestas plantadas pelo homem com intuito de produzir madeira para exploração econômica.

Elas desempenham um papel fundamental na conservação do ecossistema e no desenvolvimento do país (Leia mais em Florestas Plantadas e Conservação da Biodiversidade, IBÁ, 2020). Formadas em sua maioria por Eucalipto spp. (77% da área total) e Pinus spp. (18%), com a produção destinada às indústrias de celulose, carvão vegetal, madeira serrada, produtos de madeira processada, entre outros. Outras espécies como Seringueira, Acácia, Teca e Paricá, também estão presentes no país, mas somadas acumulam área de apenas 4% em relação ao total.

Mas, e você, sabe quais os benefícios das florestas plantadas?

As florestas plantadas buscam suprir a demanda por madeira de forma sustentável e responsável, contribuindo com a conservação das florestas naturais e a manutenção da biodiversidade brasileira.

Para cumprir com o seu propósito, o setor busca continuamente implementar novos meios de uso sustentável dos recursos ambientais fornecidos pelas florestas plantadas, com a intenção de gerar inúmeros benefícios ao sistema produtivo e à população brasileira. Entre estes, estão:

  • Obtenção de produtos madeireiros;
  • Exploração de plantas medicinais;
  • Utilização da madeira como recursos energéticos;
  • Formação do estoque de carbono do solo;
  • Ciclagem de nutrientes;
  • Formação de corredores ecológicos;
  • Além desses benefícios, a busca pela sustentabilidade fomenta a pesquisa brasileira, que cresce a cada ano!

Utilizar estes recursos sustentáveis possui grande importância ecológica, econômica e social para o desenvolvimento e crescimento dos países!

Vamos conhecer um pouco mais de cada uma dessas importâncias?

No âmbito Ecológico,

As florestas plantadas auxiliam na conservação do solo, protegem os recursos hídricos, conservam a biodiversidade do ecossistema e promovem a retenção do gás carbônico, reduzindo fenômenos como o efeito estufa.

Além disso, a maior parte das áreas produtivas brasileiras são sustentáveis e certificadas, o que garante ao consumidor final a origem do produto florestal, conservação ambiental e bem-estar da população.

A sustentabilidade do setor de florestas plantadas, atestada pelas certificações, garante a diversificação do uso econômico dos produtos madeireiros, além de envolver pequenos e grandes produtores para criar oportunidades, gerar emprego e renda.

O processo de certificação tem se tornado cada vez mais relevante em função da crescente demanda mundial por produtos sustentáveis. No Brasil, 7.628.406 hectares de florestas plantadas foram certificados pela FSC (Foward Stewardship Council) até dezembro de 2020, o que garante ao país o 6º lugar no ranking total do sistema FSC (FSC, 2020).

Com o aumento da exigência mundial por produtos de origem sustentável, a adequação e adaptação das empresas e dos plantios florestais aos critérios internacionais será cada vez mais importante e, progressivamente, auxiliará positivamente na conservação da biodiversidade da fauna e flora Brasileira.

No âmbito Econômico,

O setor atua em seis principais cadeias de produção: lenha e carvão, painéis, papel e celulose, madeira sólida, produtos madeireiros e os serviços ambientais.

O setor florestal atua diretamente na geração de empregos e serviços ambientais importantíssimos para o desenvolvimento do nosso país, além de ser um importante player das exportações brasileiras.

Segundo dados divulgados pelo IBÁ em 2020, o setor de florestas plantadas brasileiro é responsável por gerar mais de 1,3 milhões de empregos diretos, vindo a auxiliar no crescimento e desenvolvimento constante da economia Brasileira.

No âmbito Social,

O setor de florestas plantadas está em constante desenvolvimento e tem colocado em prática ações de gestão e fomento ao manejo florestal sustentável voltado principalmente às comunidades tradicionais e à agricultura familiar, buscando aprimorar e aumentar a renda e a qualidade de vida destas pessoas.

Além dos 1,3 milhões de empregos diretos gerados pelo setor, os investimentos constantes em programas de responsabilidade social e ambiental realizados pelas empresas associadas à IBÁ, beneficiam cerca de 6,9 milhões de pessoas, em aproximadamente 1 mil municípios, permitindo melhorar a qualidade de vida e gerar prosperidade para as comunidades brasileiras (IBÁ, 2020).

Desta forma, podemos destacar que a diversidade do uso de produtos e serviços florestais oriundos de florestas plantadas no Brasil está em constante desenvolvimento, com a missão de contribuir cada dia mais com um mercado ambientalmente correto e sustentável, focado na conservação das florestas brasileiras!!!

Quer saber qual é a visão do futuro para o setor de florestas plantadas?

O setor florestal está de olho no futuro, investindo milhões em pesquisa para desenvolver produtos que estejam alinhados à bioeconomia e com produção socialmente e ambientalmente responsável. Esta visão moderna permite o crescimento do setor, mesmo em anos difíceis como 2019/2020 em que o País obteve altos índices de desemprego e queda na produção geral da economia.

Entre os investimentos do setor, destacam-se a nanotecnologia, a Silvicultura Digital (ou Silvicultura 4.0), a pesquisa por materiais genéticos mais adaptados e resistentes e outros. As novas tecnologias despontam e podem ser utilizadas em diversas áreas da produção, desde a seleção de plantas até os processos industriais.

Elas são ferramentas com enorme potencial de contribuir com a produtividade florestal e também a qualidade da matéria-prima, além de agregar valor ao produto de base!

O futuro das florestas plantadas está na pesquisa, inovação e crescimento constante!!!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, teremos o prazer em lhe atender!!

Referências:

FAO. Global forest resources assessment FRA 2015: how are the world’s forests changing Rome, 2015. 46 p. Disponível em: http://www.fao.org/3/a-i4793e.pdf Acesso: 16 dez. 2020.

PESV – PRODUÇÃO DA ESTRAÇÃO VEGETAL E SILVICULTURA 2019. Rio de Janeiro, v. 34, p. 1-8, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/74/pevs_2019_v34_informativo.pdf Acesso: 16 dez. 2020.

IBÁ. Florestas Plantadas e Conservação da Biodiversidade. Confederação Nacional da Indústria, Indústria Brasileira de Árvores. 2020. Disponível em: https://iba.org/datafiles/publicacoes/outros/outreach-final.pdfAcesso: 13 jan. 2020.

IBÁ. Florestas Plantadas: Oportunidades e desafios da indústria brasileira de base florestal plantada no caminho da sustentabilidade. Confederação Nacional da Indústria, Indústria Brasileira de Árvores – Brasília; CNI, 2017. Disponível em: http://www.abaf.org.br/wp-content/uploads/2017/11/iba_seminario-cni.pdf Acesso: 16 dez. 2020.

IBÁ. Industria Brasileira de Árvores: Florestas Plantadas – Dados Estatísticos. 2019. Disponível em: https://br.fsc.org/pt-br/fsc-brasil/fatos-e-nmeros  Acesso: 14 jan. 2021.

IBÁ. Industria Brasileira de Árvores: Florestas Plantadas – Relatório Anual 2020. Disponível em: https://iba.org/datafiles/publicacoes/relatorios/relatorio-iba-2020.pdf Acesso em: 14 jan. 2021.

Fonte

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
100%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online

Deixe um Comentário