CompararComparando...

Indígenas se reúnem para falar sobre tecnologia e preservação florestal

Lendo Agora
Indígenas se reúnem para falar sobre tecnologia e preservação florestal

03/02/2015 – Um encontro em Cacoal (RO) reuniu indígenas de 30 etnias de Rondônia, Pará, Mato Grosso e Amazonas para falar sobre a defesa de seus territórios com o uso de tecnologia. O encontro “Tecnologias da Informação e Comunicação para Gestão de Terras Indígenas e Unidades de Conservação na Amazônia” contou com a presença de representantes da empresa de tecnologia Google, dos Estados Unidos.

Indígenas se reúnem

O objetivo principal foi explicar para as outras etnias indígenas, a parceria que o povo Paíter Suruí e o Google mantêm desde 2007 e apresentar resultados das experiências vividas pelos indígenas. A parceria começou quando o líder Almir, da tribo, procurou a empresa. Ao conhecer o Google Earth, Almir entendeu que esta seria uma ferramenta útil para monitorar o desmatamento de sua floresta.

Foi com este pensamento que Almir Suruí procurou o Google e propôs para a coordenadora do Google Earth, Rebecca Moore, uma troca: o Google forneceria aos Paiter Suruis a tecnologia para ser utilizada a favor da floresta e em contra partida os indígenas forneceriam ao Google o conhecimento da floresta. “O chefe nos trouxe ideias concretas para uma parceria. Mostrou através da nossa própria ferramenta que só tinha informações das grandes cidades, dos grandes centros. Não havia informação sobre essa parte da região amazônica”, conta Rebecca.

Resultado eficiente

Para Rebecca, conhecer a realidade Suruí, foi determinante para que a parceria fosse concretizada, além de ensinar toda a história do povo Suruí. “Ele nos falou sobre a necessidade de controlar o desmatamento ilegal para ajudar a preservar sua terra e seu povo, por meio da tecnologia, do monitoramento e foi daí que surgiu a parceria”, relembra.

Fonte: Rondônia Ao Vivo / Adaptado por CeluloseOnline

Voith 728
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário