CompararComparando...

Klabin realiza evento sobre inovação e bioeconomia

Lendo Agora
Klabin realiza evento sobre inovação e bioeconomia

Com o mote “Inovação com Propósito”, a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil e a única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, realiza a segunda edição do INOVA Klabin, nos dias 12 e 13 de setembro, na Oca do Ibirapuera, em São Paulo.

A programação do evento inclui quatro palestras com especialistas em inovação, atividades e experiências imersivas.

Participam do evento líderes do mercado de papel e celulose, colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros da companhia, que serão convidados a refletir sobre temas relacionados à inovação, bioeconomia e conscientização ambiental.

Haverá também uma exposição de esculturas e fotos sobre sustentabilidade, que será aberta ao público.

EXPERIÊNCIA IMERSIVA

As atividades serão organizadas em quatro pilares: Tecnologia Florestal e Fibras, Excelência Operacional, Design Cocriado e Gestão Sustentável.

“A Klabin completará 120 anos de história em 2019 e acredita que a excelência dos seus negócios está diretamente relacionada aos constantes investimentos em inovação e a práticas sustentáveis. O INOVA Klabin é um espaço para mostrarmos nossas iniciativas e debatermos temas importantes com a sociedade”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Negócio Celulose da Klabin.

No pilar Tecnologia Florestal e Fibras, os participantes serão transportados à natureza por meio de simuladores e realidade virtual; a Excelência Operacional será aprendida na prática em uma oficina de robótica e uso de realidade aumentada; em Design Cocriado, os participantes se envolverão em desafios de prototipagem de embalagens; e, por fim, em Gestão Sustentável, serão conduzidos a um workshop que discutirá a Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da companhia até 2030.

MASTERCLASSES

Como um dos destaques da programação, o INOVA Klabin traz quatro palestras sobre temas ligados à inovação, com especialistas de destaque no Brasil e no cenário internacional.

No dia 12 de setembro, Roger Ingold, presidente do Lide Inovação, apresentará cenário e impactos da revolução digital no dia a dia das empresas, e Romeo Busarello, da Tecnisa, falará sobre as transformações digitais e como se adaptar aos novos cenários.

No dia 13, o evento apresentará José Ribas Fernandes, especialista em neurociência na consultoria canadense BEworks, que falará sobre os benefícios da aplicação da ciência comportamental nas organizações.

O evento termina com a masterclass de Oded Shoseyov, co-fundador da startup israelense Melodea, especialista em biologia molecular de plantas e engenharia de proteínas, que falará sobre os ‘materiais do futuro’, produzidos com base em fibras naturais provenientes das florestas e plantas, e suas possibilidades de aplicação.

BIOECONOMIA E BIODIVERSIDADE

O INOVA Klabin promoverá ainda a exposição Bioeconomia e Biodiversidade – O despertar da conscientização, aberta ao público durante os dois dias do evento. Em uma área de mais de 1.000 m², que recriará um ambiente florestal com árvores nativas, estarão expostas obras do artista Tico Volpato e dos fotógrafos Zig Koch e Paulo Giandalia.

Tico Volpato traz cerca de 20 esculturas de animais feitas de papel, em tamanho real, representando algumas das espécies presentes nas florestas da companhia.

O fotógrafo curitibano Zig Koch irá expor diversas imagens do Parque Ecológico da Klabin, localizado em Telêmaco Borba (PR) para tratar e abrigar animais em situação de risco e que não possuem condições de voltar ao meio ambiente; e das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), mantidas pela empresa em Santa Catarina e no Paraná, destinadas à realização de pesquisas científicas, ao manejo de recursos naturais e à manutenção do equilíbrio climático e ecológico.

O trabalho dos catadores de papel de São Paulo, registrado durante 10 anos pelo fotógrafo Paulo Giandalia, também estará exposto.

As imagens mostram a ascensão desses profissionais por meio do ofício.

O objetivo principal da mostra é alertar sobre a importância da conservação ambiental, consumo consciente e reciclagem para o bem-estar do planeta, além de promover a reflexão sobre os impactos socioambientais que a economia atual promove.

A entrada é gratuita.

NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO E RESÍDUO ZERO

O INOVA Klabin será 100% neutralizado para emissão de carbono, através de Compensação Ambiental por meio de aquisição de créditos de carbono originados do projeto de preservação florestal, certificado pelo Programa Evento Neutro.

As embalagens e materiais de cenografia serão separadas e destinadas à reciclagem, com o apoio de uma cooperativa de catadores, que fará o acompanhamento de todo o processo e pesagem do montante.

Além disso, haverá coleta seletiva de todos os materiais recicláveis e rejeitos gerados na ocasião, o que garantirá ao evento o selo do programa “Sou Resíduo Zero”.

INOVAÇÃO NA KLABIN

O conceito de inovação na Klabin ganhou mais força a partir de 2016, com a criação do programa Inova Klabin e a inauguração do Centro de Tecnologia Klabin, no Paraná.

As iniciativas da companhia nesta vertente têm permitido a troca de conhecimento com universidades, startups e públicos de interesse que se conectem aos propósitos e desafios da Klabin para pequenas e grandes transformações em todas as frentes de atuação da empresa.

“A primeira edição do evento INOVA Klabin, realizado em 2017, foi um sucesso entre nossos clientes, fornecedores e colaboradores. Este ano, na segunda edição, ampliamos o escopo dos debates e convidamos este público a, de fato, vivenciar a inovação sob diversas óticas. Esperamos promover uma reflexão relevante para o nosso mercado e para a opinião pública, com o objetivo de contribuir com ações e práticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável”, ressalta Francisco Razzolini.

Ao longo de 2018, diversas ações e projetos foram implementadas dentro dos pilares de inovação, como o Desafios Klabin, voltado para startups com o propósito de impulsionar o empreendedorismo e fomentar soluções sustentáveis; Klabin+U, que fornece soluções em parceria com Universidades, nacionais e internacionais; e Pitch Days, como o realizado na área jurídica, um encontro com empresas do setor legal para identificar soluções inovadoras e que possam ser incorporadas pelo departamento jurídico da Klabin.

Exposição: Bioeconomia e Biodiversidade – O despertar da conscientização

  • Local: Oca do Ibirapuera, Parque Ibirapuera.
  • Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana – São Paulo (SP).
  • Data e horário: Dias 12 e 13 de setembro, das 9h às 18h.
  • Entrada grátis.

Da redação

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online

Deixe um Comentário