CompararComparando...

Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel abre caminho para a inovação na indústria

Lendo Agora
Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel abre caminho para a inovação na indústria

Serviços especializados e rede de laboratórios de pesquisa consolidam instituto como referência no setor

Com o salto tecnológico dos últimos 20 anos, indústria virou sinônimo de inovação. Mas se inovar é preciso, pesquisar e implementar novas tecnologias demandam infraestrutura, conhecimentos técnicos específicos e todo um aparato tecnológico que, à primeira vista, parece inacessível a maioria das indústrias. Felizmente, não é bem assim. O Senai conta com diversos institutos de tecnologia especializados nos mais variados segmentos. O Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel é um deles e oferece inúmeros serviços para a indústria.

Com grande parte da equipe composta por engenheiros químicos especialistas em celulose e papel, o instituto possui estrutura completa, tecnologia de ponta e capacidade técnica para otimizar processos, implementar químicos auxiliares e abrir caminho para a inovação na indústria. São sete laboratórios dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de pesquisa e inovação: laboratório de fabricação de celulose, de microbiologia, instrumental, químico, de testes físicos e de nano e biotecnologia. Toda essa estrutura está à disposição do mercado, fomentando a inovação e aumentando a competitividade da indústria paranaense.

Ao firmar parceria com o Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel, a indústria abre as portas para o futuro e passa a contar com serviços diferenciados:

  • Simulação em laboratório do processo de fabricação de celulose e papel: desenvolvimento de novos produtos e validação de matérias-primas ou aditivos, sem necessidade de parar a linha de produção.
  • Estudos enzimáticos na fabricação de celulose e papel: pesquisa de ponta a ponta, da caracterização da enzima à avaliação de viabilidade técnica e econômica, reduzindo custos e impacto ambiental.
  • Nanocelulose: desenvolvimento e transferência de tecnologia para produção industrial da matéria-prima do futuro, aplicada na indústria de papel e celulose, na produção de cosméticos, alimentos, curativos e até de componentes automotivos.

Parceria de sucesso  

A busca por um produto diferenciado no mercado nacional, com alta qualidade e baixo custo, fez com que a Mineração São Judas, de Ponta Grossa, procurasse o Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel. O objetivo era desenvolver um talco com alto teor de pureza e brancura comparável aos produtos importados, porém, com preço acessível para as indústrias do setor de celulose e papel.

Com o suporte da equipe técnica e da infraestrutura do Senai, o novo produto foi desenvolvido, utilizando um processo de purificação, por meio de etapas de flotação e branqueamento. O talco obtido passou por validação por meio de testes comparativos com produtos importados. “O Senai, com excelentes laboratórios, excelente mão-de-obra técnica, nos deu suporte para fazer vários testes, mostrando resultados bastante interessantes para os clientes”, afirma Fabio Pires Leal, diretor-presidente da Mineração São Judas sobre a parceria.

Os ensaios serviram de base para que a empresa investisse em uma nova planta de beneficiamento do talco, apostando nos resultados laboratoriais realizados pelo Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel, juntamente com outros institutos da rede Senai, como o de Mineração, localizado em Minas Gerais, que participou dos ensaios de flotação e lixiviação iniciais.

Para conhecer as soluções do Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel, acesse: senaipr.com.br/tecnologiaeinovacao.

albany 728
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
100%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online

Deixe um Comentário