CompararComparando...

Jogo educativo estimula a consciência ambiental das crianças

Lendo Agora
Jogo educativo estimula a consciência ambiental das crianças

Para além dos clássicos tabuleiros, os jogos educativos ganham espaço no universo digital, em versões para computadores, telefones e tablets – conquistando o interesse dessa geração que vive conectada.

jogo infantil criança ambiental educação inpev

23/04/2016 – Nessa linha, um novo lançamento espera provocar a atitude ecológica em crianças e adolescentes. O jogo Guardiões do Planeta – que tem como protagonistas duas crianças, Luísa e Edu – convida os usuários a uma importante missão: salvar o planeta do descarte descontrolado de resíduos sólidos.

Desenvolvido pela SobreApps, parceira estratégica em soluções mobile para a consultoria Olhar Cidadão, responsável pelo projeto, o jogo foi criado sob encomenda para o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). Feito para ser jogado em computadores, tanto a interface, quanto a trilha e as missões, foram desenhadas para colocar o personagem como agente na ação de destinar corretamente os resíduos.

As fases conduzem o jogador por cenários já conhecidos, como o quintal de uma casa, o bairro de uma comunidade e um planeta poluído, se valendo de uma arte que apresenta elementos rurais e urbanos. “Queremos despertar as crianças para o desafio dos resíduos, apresentando um pano de fundo de seu cotidiano e ações que ela pode adotar no dia a dia. No jogo, colocamos o poder de limpar o planeta literalmente na mão dos jogadores”, brinca Soraya Lopes, cofundadora da SobreApps, responsável pela criação do produto.

Educação ambiental

O jogo Guardiões do Planeta é parte do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, uma iniciativa do inpEV e das centrais de recebimento do Sistema Campo Limpo criada em 2010 para apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente. Na edição de 2016, o programa tem como tema “Resíduos sólidos: responsabilidade compartilhada”.

Crianças, jovens e adultos podem brincar com o jogo no site inpevcampolimpo.org.br. A plataforma foi criada para apoiar educadores com materiais sobre educação ambiental para aplicação em sala de aula. Todos os conteúdos estão amparados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e em itens da Prova Brasil.

Fonte: Exame

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
100%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário