CompararComparando...

Laboratório Agroflorestal de Biomassa e Bioenergia é inaugurado na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp em Botucatu (SP)

Lendo Agora
Laboratório Agroflorestal de Biomassa e Bioenergia é inaugurado na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp em Botucatu (SP)

08/06/2016 – Os estudos voltados para a biomassa e bionergia serão intensificados na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp em Botucatu, na Fazenda Lageado. O motivo: a inauguração do Laboratório Agroflorestal de Biomassa e Bioenergia (LABB) no campus da Fazenda Lageado. O LABB vai permitir o avanço e a intensificação de pesquisas nas mais variadas fontes de biomassa, com destaque para o eucalipto e cana de açúcar, além de novos estudos e pesquisas.

Saulo Guerra LABBA coordenação nos trabalhos no LABB ficará a cargo do professor PhD Saulo Guerra, um dos idealizadores do projeto. Saulo Guerra destacou o apoio de todo o corpo docente e discente na construção do LABB. “Agora dispomos de um amplo espaço físico, com áreas experimentais, para análises físicas e químicas, além dos trabalhos com automação e mecanização”, observou Saulo Guerra, que vai intensificar os trabalhos de interação da FCA com as empresas atuantes no setor agroflorestal.

O LABB assumiu a liderança científica do Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal, que pertence ao Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), em um trabalho que envolve fabricantes de máquinas, equipamentos e implementos em busca do aumento da representatividade do setor florestal, com ações de integração entre universidades e empresas. Na parceria com empresas, há o trabalho em conjunto com a New Holland – conhecido como Colheita de Biomassa Florestal – que processa as árvores em cavaco, bem como o sistema de transbordo da matéria-prima até a central de consumo.

O LABB realiza diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, com destaque para o programa de pós-graduação em Agronomia – Energia na Agricultura, que trabalha com dinâmica do solo na interação com rodados e ferramentas agrícolas e tecnologia de produção de biomassa agrícola e florestal. O LABB também coordena, conjuntamente com outros docentes, departamentos e grupos de pesquisa da FCA, eventos nas áreas de mecanização e silvicultura como o Simpósio de Prevenção de Acidentes com Máquinas Agrícolas e o Dia de Campo Florestal.

Fonte: Painel Florestal

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário