CompararComparando...

Liderança – Marcelo Jabur – Aprendendo em Equipe

Lendo Agora
Liderança – Marcelo Jabur – Aprendendo em Equipe

04/12/2017 – Muitas vezes sou questionado sobre os altos custos de um processo de aprendizagem organizacional, especialmente quando cito exemplos vitoriosos de universidades corporativas existentes, pelo mundo todo, em empresas de grande porte.

Mas é claro que podemos desenvolver a aprendizagem e a evolução organizacional sem necessariamente investir os muitos milhões que essas companhias desembolsam. Na verdade, o simples fato das pessoas da equipe se reunirem para discutir um simples artigo tratando sobre alguma questão relacionada a seu trabalho já configura uma ação de um processo de aprendizagem.

As pessoas fazem a leitura em casa e, em um determinado dia do mês, sentam e conversam sobre o artigo durante uma hora. Podemos ter a certeza de que, por menos acostumadas que as pessoas estejam com práticas como essa, é muito provável que ninguém saia dessa reunião como entrou. As pessoas se transformam em algum sentido. Vão para casa pensando no que o colega falou e especialmente no comentário que ela própria fez em um determinado momento da reunião. É improvável que o impacto dessa reunião não venha a repercutir em suas ações nos dias subsequentes. Especialmente, se na fase final do encontro, todos passem a pensar e em estabelecer novas práticas para suas equipes.

jabur-em-equipeNesse exemplo, falei sobre a possibilidade de fazer uma reunião de uma hora. Imagine se fossem adotadas reuniões mensais de uma hora durante o ano todo. Qual seria o impacto sobre as pessoas de um processo composto por 12 reuniões anuais, tratando de temas específicos sobre sua atuação profissional, com a participação direta de todos nas discussões? Seria, certamente, ainda mais transformador. E observem que estou já dando uma ideia do investimento necessário: uma hora por mês do funcionário. É claro que o efeito poderia ser ainda maior se a frequência fosse quinzenal ou semanal.

Mas penso que, para a grande maioria das empresas, a reunião mensal já seria um início muito interessante para que colhessem os frutos de profissionais mais críticos e melhor preparados para os desafios do dia a dia.

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Marcelo Jabur - Liderança
Marcelo Jabur - Liderança
é Coach Executivo, Palestrante e Professor da Fundação Getúlio Vargas – MBA
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário