CompararComparando...

Liderança – Marcelo Jabur – Aprendendo na Derrota

Lendo Agora
Liderança – Marcelo Jabur – Aprendendo na Derrota

jabur-aprendendo-na-derrota

03/12/2017 – De forma geral, não acredito que tenhamos muito tempo para chorar e lamentar as derrotas. Para sermos produtivos, depois de qualquer revés sofrido, precisamos olhar para as lições aprendidas. E isso se aplica para a vida pessoal, profissional, gestão das equipes e empresas.

Aqui falo da Copa do Mundo que vivenciamos no Brasil em 2014…

Mas não escrevo aqui para bancar o comentarista esportivo que vai relatar as razões pelas quais a Seleção Brasileira passou por tão difícil situação. Não teria competência para isso. Falo sobre o merecimento do adversário; independente do que nosso time fez ou deixou de fazer.

Há pelo menos duas Copas do Mundo (mais as Eurocopas) que essa seleção vem encarando todo esse período como um processo preparatório. É muito claro para todos da comissão técnica, passando pelos atletas, até os dirigentes, que o altíssimo rendimento dependerá sempre do respeito às fases de desenvolvimento, de um planejamento muito bem feito, e do cumprimento rigoroso de todas as tarefas necessárias. Eles não contam com a sorte.

Na equipe, é muito forte o sentimento de que todas as partes devem se empenhar em função do “todo” (time). Basta observar a atividade individual, de cada atleta, para verificar que a preocupação é exclusiva com o resultado da Seleção Alemã; independente de qualquer mérito individual.

A performance, em um nível de competição extremo como esse, exige também uma preparação emocional muito bem feita. Autoconfiança e Autocontrole, fazem desses atletas pessoas preparadas para lidar com situações absolutamente distintas. Desde um jogo que se torna muito difícil contra uma seleção pouco renomada, até uma partida contra uma seleção consagrada e toda a torcida contrária.

Falamos muito em meritocracia no dia a dia. Reclamamos quando não somos adequadamente reconhecidos. Chegou a hora de reconhecer que temos muito a evoluir no nosso futebol e, acima de tudo, utilizar os ensinamentos dessa Copa para nossa vida; no trabalho e fora dele também.

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Marcelo Jabur - Liderança
Marcelo Jabur - Liderança
é Coach Executivo, Palestrante e Professor da Fundação Getúlio Vargas – MBA
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário