CompararComparando...

Madeira na Argentina pode chegar à 30m³ de Ha ao ano

Lendo Agora
Madeira na Argentina pode chegar à 30m³ de Ha ao ano

A Província de Misiones, na Argentina, é uma área rica em recursos naturais. Situada no noroeste do país, tem cerca de 1,5 milhão de hectares com florestas nativas, dos quais 460 mil hectares são protegidos e um milhão de hectares são manejados sob uma ordem controlada pelo governo.

Misiones faz divisa com o Paraguai e com o Brasil.

A região também possui 419 mil hectares com florestas plantadas. Está localizada em uma região de clima subtropical úmido, sem estação seca, com temperaturas médias de 20°C e 2 mil milímetros de precipitação anual. Através de lei, os silvicultores são subsidiados para desenvolver a atividade, o que vem contribuindo para o aumento da oferta de madeira de origem plantada na Argentina.

A parte norte da província, que tem Eldorado como a principal cidade, é a mais importante em termos de atividade florestal e industrial, sendo responsável por cerca de 70% da produção total.

Para organizar e fortalecer o setor florestal da região das Misiones, foi criada em 1989 a Amayadap (Asociación Maderera Aserraderos y Afines del Alto Paraná).

A associação empresarial representa produtores associados na defesa dos interesses, desde o viveiro até a produção de produtos finais de madeira plantada e nativa.

Ela também gerencia os mecanismos necessários para o desenvolvimento do mercado nacional e internacional do comércio de madeira.

As espécies Pinus elliottii e Pinus taeda são as mais utilizadas pelos associados, que vem alcançando bons índices de desenvolvimento através do manejo florestal e desenvolvimento genético, apoiado pela Faculdade de Ciências Florestais de Eldorado, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária e da Câmara Técnica da Amayadap.

De acordo com a associação, a taxa de crescimento pode ir de 10 até 30 m³/ha.ano.

A Asociación Maderera Aserraderos y Afines del Alto Paraná (Amayadap) é uma das 38 entidades que estão apoiando a realização da III Semana Interacional da Madeira e a Lignum Latin America.

Fonte: Lignum

albany 728
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário