CompararComparando...

A maior árvore da Europa é um eucalipto e é portuguesa

Lendo Agora
A maior árvore da Europa é um eucalipto e é portuguesa

A árvore mais alta da Europa está na Mata Nacional de Vale de Canas, às portas de Coimbra, e é um eucalipto.

10/04/2016 – Chegamos ao local com a ajuda de António Martins, que vive a poucos metros, na aldeia de Vale de Canas. Há muitos, todos muito altos, com largas dezenas de anos, todos eles com uma altura a perder de vista sendo difícil, a olho nu, saber qual dos eucaliptos é o mais alto.

“Agora já nem lhe sei dizer qual é que é o mais alto, porque há aqui meia dúzia deles muito altos”, diz.

Mas há um que se destaca. Lá do topo da árvore avista-se o rio Mondego. O mais alto dos eucaliptos está no fundo do vale e ergue-se à procura do sol tão alto como os que estão praticamente no cimo do monte.”Ele está em baixo na cova e à procura do sol vai subindo até à altura dos outros”.

maior eucalipto na europa - Foto Miguel Midões

Foto Miguel Midões

O eucalipto mais alto cresce amparado por uma araucária, que quer ser tão alto como ele. No local jaz um antigo parque de merendas. Para lá chegar não há sinalização e aquilo a que se chama Mata Nacional de Vale de Canas, atualmente sem grandes cuidados, tem mais aspeto de um matagal. “Isto era um espetáculo, antes de entrar aqui o fogo, mas agora, o eucalipto nunca mais medrou o que tinha a medrar”, lembra.

Na aldeia de Vale de Canas, António Martins cruza-se com José Rebelo e o eucalipto é tema de conversa. “Vim dar um passeio e já passei pelos tais eucaliptos. Aquilo tem lá muita água agora. Estava curioso de saber como é que aquilo estava ali”, conta o conterrâneo.

Ninguém sabe ao certo quantos anos tem o eucalipto mais alto. António Martins tem 85 anos e há 55 anos que mora em Vale de Canas, lembra-se desde sempre da sua existência da árvore.

Segundo medições efetuadas em 2002, este eucalipto tem 72 metros de altura.

Fonte: Tsf

Tequaly Rodapé notícias
Qual é a sua impressão?
Amei
25%
Curti
75%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online

Deixe um Comentário