CompararComparando...

Como a maior produtora de papéis para embalagens aprimora sua inovação

Lendo Agora
Como a maior produtora de papéis para embalagens aprimora sua inovação

Departamentos de pesquisa e desenvolvimento existem (ou estão sendo criados) em empresas de todos os setores para garantir que estas continuem inovando e caminhando rumo a melhorias.

Na indústria de celulose e papel não é diferente e a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, é um exemplo.

A empresa brasileira, fundada em 1899, está trabalhando ativamente com inovação aberta, desenvolvendo iniciativas para movimentar o empreendedorismo brasileiro.

Nesse sentido, as principais diretrizes de inovação da Klabin estão voltadas à gestão sustentável, design co-criado, tecnologia florestal e fibras, excelência operacional e barreiras.

Enquanto busca a continuidade da excelência por meio de pessoas e tecnologia, a empresa procura ser reconhecida globalmente por sua gestão sustentável.

Em paralelo, a empresa visa potencializar o crescimento das florestas e desenvolver soluções renováveis e biodegradáveis para embalagens que necessitam de proteção contra fatores externos.

Nos últimos anos, a empresa reforçou seus investimentos em pesquisa, desenvolvimento, inovação e tecnologia.

Em junho de 2017, a Klabin inaugurou seu Centro de Tecnologia em Telêmaco Borba, no Paraná.

O espaço foi criado para antecipar tendências e criar novas aplicações sustentáveis.

Um ano antes, a empresa inaugurava a Unidade Puma, em Ortigueira, também no Paraná, uma das mais modernas fábricas de celulose do mundo, capaz de produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pínus) e celulose fluff.

Iniciativa com empresas

Mas a inovação nunca é feita por uma pessoa ou empresa só – principalmente quando ganha escala.

E nesse sentido a empresa realiza programas para encontrar startups que possam se tornar parceiras ou fornecedoras.

Esse é o caso do Pitch Day Jurídico, encontro com startups do setor de lawtech, organizado para identificar iniciativas que possam ser incorporadas no departamento Jurídico da companhia.

Ao todo, 28 empresas participaram de um pitch day no início do mês e agora estão em fase de seleção.

A Klabin já trabalha com startups principalmente na área florestal, realizando mapeamentos com drones.

“Incorporamos as startups em nossa rotina e ao longo dos anos pretendemos trabalhar com elas em diversos focos e excelências”, comenta Renata Freesz, gerente de Inovação.

Além disso, a produtora de papéis para embalagens realiza a semana InovaKlabin, na qual convida startups, corporações e universidades para discutir inovação.

Para as universidades, a empresa ainda realiza o Klabin Universidade, iniciativa em que convida faculdades de todo o mundo para desenvolverem soluções em conjunto.

Atualmente, a empresa está realizando o Desafios Klabin, em parceria com a StartSe e a Innoscience.

A empresa busca soluções tecnológicas para realizar uma maior gestão e automação industrial, facilitar o transporte em terrenos, conectar e facilitar a transmissão de dados na comunicação com a floresta, entre outros.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 8 de julho – leia o regulamento e inscreva-se aqui.

Fonte: StartSe

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online

Deixe um Comentário