CompararComparando...

Materiais impressos: quais são as melhores opções?

Lendo Agora
Materiais impressos: quais são as melhores opções?

Quando se fala em marketing na atualidade, muitas pessoas pensam nos meios digitais como primeira opção. De fato, o marketing digital tem ocupado um espaço significativo no desenvolvimento de estratégias para atrair e conquistar clientes, mas ele não é a única opção nem a mais certeira, em muitos casos. O marketing impresso também se destaca entre as melhores estratégias, mas por um motivo diferente: a confiabilidade da tradição.

A pesquisa anual da InfoTrends, empresa que analisa as principais tendências do mundo do marketing, aponta que os materiais impressos não apenas ocupam a liderança em investimentos nos sistemas de comunicação nas empresas como devem permanecer nessa posição durante, pelo menos, os próximos dois anos. De acordo com o levantamento, atualmente, 29% dos gastos totais com comunicação são destinados ao impresso.

“Mesmo na comparação com as ferramentas digitais, os materiais impressos têm uma importância inegável, pois podem representar valores como credibilidade, já que são mais tradicionais e também versatilidade, porque podem ser conciliados com outras formas de abordagem nas empresas”, argumenta Roberto Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi (www.lojagraficaeskenazi.com.br), que também é tradição no mercado gráfico brasileiro, com mais de sessenta anos de atuação no setor.

Existe uma grande diversidade em materiais impressos, mas há ainda aqueles que são imprescindíveis e devem fazer parte dos planos de comunicação das empresas. Na lista a seguir estão alguns exemplos:

Papel timbrado : o uso do papel timbrado é uma forma de atribuir um caráter de aparência mais oficial aos documentos. Normalmente, as folhas de papel timbrado trazem no cabeçalho ou no rodapé as informações mais básicas sobre a empresa, como nome, endereço, telefone e e-mail. Além disso, por também conter o logotipo e as cores da empresa, o papel timbrado dialoga diretamente com a identidade visual da marca, que também é fundamental para os negócios.

Cartões de visita : o cartão de visita é um dos materiais impressos mais democráticos porque podem ser utilizados por todos, desde os grandes executivos até os profissionais informais. Além de conter informações pessoais e de contato de quem o está utilizando, o cartão de visita é uma excelente ferramenta de networking porque pode ser compartilhado com muita facilidade.

Vale lembrar que o design do cartão de visita precisa ser
planejado para que quem o receba tenha um motivo válido para guardá-lo.

Catálogos : empresas que trabalham com vendas de produtos ou serviços têm muito a ganhar com o uso dos catálogos. Além de funcionar como um portfólio completo do que está sendo oferecido, o catálogo é uma forma de detalhar informações e facilitar a compreensão dos clientes sobre determinados aspectos que a empresa deseja destacar.

Panfletos ou flyers : os panfletos são uma modalidade muito tradicional de divulgação. Para empresas, geralmente são utilizados na divulgação de produtos, promoções e eventos. Os panfletos podem ter uma frente única ou serem impressos com conteúdo frente e verso e são ideias para mensagens mais dinâmicas.

Folhetos ou folders : algumas pessoas confundem a nomenclatura de folders e flyers, mas os folders têm o diferencial de serem mais sofisticados que os flyers. Geralmente, são impressos em um papel de melhor qualidade e maior gramatura, com cores mais vivas e chamativas. São muito utilizados para fins promocionais, educativos e corporativos e trazem conteúdos mais explicativos, já que o seu design em dobras favorece a divisão da informação em partes distintas, facilitando o entendimento do público.

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário