CompararComparando...

Mercado externo apresenta preços estáveis para celulose

Lendo Agora
Mercado externo apresenta preços estáveis para celulose

14/07/2010 – De acordo com os índices semanais publicados pela empresa finlandesa Foex, que são utilizados como referência pelos investidores, os preços da celulose de fibra longa e curta voltaram registrar estabilidade na semana passada. Apesar da estagnação, o mercado não acredita em uma redução nos preços para o final deste ano.

Preços – Tonelada de celulose até 13/07/2010 – Fibra longa (Foex NBSK) US $ 978,91 – Fibra curta (Foex BHKP) US $ 920,00.  Semana até 6/07/2010 Variação – Fibra longa US $ 978,82 +0,01%  – Fibra curta US $ 919,89 +0,01%.

A equipe da consultoria destacou que o mercado da celulose de fibra longa nos Estados Unidos permanece apertado, porém a menor demanda por celulose no mercado chinês e a reabertura de fábricas fizeram com que um volume maior da commodity se acumulasse nos mercados locais. Além disso, a Foex avaliou que a melhora vista na relação entre oferta e demanda em alguns segmentos de papéis, bem como os estoques menores, estão dando suporte para os preços da celulose de fibra longa nos Estados Unidos.

No segmento de fibra longa europeu, por sua vez, a consultoria destacou que a oferta de celulose também continua apertada em meio aos estoques menores e a maior demanda por lenços e papéis ofício. A Foex alertou para o fato de que a produção na região deve sofrer uma alta na segunda metade desse ano, refletindo a reabertura de fábricas paradas.

Já no mercado chinês de celulose de fibra curta, a consultoria avalia que ele continuou a mostrar um enfraquecimento na última semana, especialmente pela queda nos preços da celulose à vista. As entregas de celulose da fibra curta pela Rizhao, produtora recentemente reaberta, estão começando em ritmo lento para os mercados da região. Segundo a Foex, os produtores de celulose chineses continuam resistindo às pressões nos preços trazidas pelos estoques menores e pela boa demanda nos mercados internacionais, especialmente na América do Norte e Europa.

Estabilização continua

O analista Leonardo Alves, da Link Investimentos, avaliou o desempenho dos preços: “assim como nas últimas semanas, os preços da celulose tanto na China quanto na Europa mantiveram-se nos mesmos patamares, e devemos continuar observando isso no decorrer do mês de julho, uma vez que até o momento não foram anunciados novos aumentos de preço”, disse.

De acordo com Alves, porém, apesar da estabilização dos preços da celulose, a corretora não acredita que eles venham a sofrer redução, visto que os estoques da commodity permanecem abaixo da média em função da forte demanda no mercado global. “Desse modo, acreditamos que ainda possa haver mais um aumento de US$ 30,00 por tonelada durante o segundo semestre. Nossa projeção para o preço da celulose de fibra curta para o final do ano é de US$ 950,00 por tonelada”, completou o analista.

Neste sentido, a Link Investimentos manteve seu rating outperform (desempenho acima da média do mercado) para os papéis da Suzano (SUZB5) a top pick da corretora no setor, bem como a recomendação market perform (desempenho em linha com o mercado) para Fibria (FIBR3) e Klabin (KLBN4).

Fonte: InfoMoney/Adaptado por Celulose Online

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário