CompararComparando...

O Brasil receberá a primeira estação de geração de energia através de resíduos indesejáveis

Lendo Agora
O Brasil receberá a primeira estação de geração de energia através de resíduos indesejáveis

 

Lixo e esgoto serão matéria-prima para uma usina de geração de biogás no Paraná, convertendo esses materiais em eletricidade que abastecerá as casas da região.

Com a concessão de licença por parte do Instituto Ambiental do Paraná à empresa CS Bioenergia, a usina, quando em plena capacidade de funcionamento, produzirá cerca de 2,8 megawatts de eletricidade, abastecendo duas mil casas paranaenses, ou dez mil pessoas.

Para a produção de energia, caminhões serão responsáveis por transportar toneladas de esgoto e lixo bruto para a usina todos os meses, além do biogás, biofertilizante necessário para a conversão.

Os detritos serão desviados de estações de tratamento de esgoto e aterros sanitários da região.

De acordo com a CS Bioenergia, a estimativa é 1000 m³ de lodo de esgoto e 300 toneladas de lixo orgânico dos aterros sejam desviados.

O Brasil põe em prática uma tecnologia bastante utilizada e comum na Europa: a produção de biogás a partir da chamada biodigestão. Por lá, já existem 14 mil dessas usinas. Só a Alemanha abriga 8 mil.

O potencial brasileiro para a geração de biogás é enorme. Atualmente, o componente tem uma pequena participação na nossa matriz energética quando comparado às outras fontes de energia.

Os biocombustíveis e biomassa (como o bagaço de cana) são responsáveis por 9% da energia gerada por aqui.

FONTE: Professor Resíduo

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário