CompararComparando...

Governo de SP lança Operação Corta Fogo 2018

Lendo Agora
Governo de SP lança Operação Corta Fogo 2018

Entrega de equipamentos e de planos de prevenção para unidades de conservação reforçam as ações. 

Houve entrega de 7 caminhões (pipa e plataforma) e 11 caminhonetes 4×4 para os polos e de Planos de Prevenção e Combate a Incêndios para unidades de conservação que serão implementados a partir desse ano.

A ação faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Além das novas ferramentas, a fiscalização do uso irregular do fogo e de balões, as ações nas UC, o fortalecimento das brigadas municipais, as parcerias com municípios e com o setor sucroenergético, assim como o combate aéreo, que foi ampliado, e as campanhas de conscientização reforçam a estratégia da Operação Corta Fogo para esse ano.

2017: ano quente e seco

Em 2017 foram 5.203 focos de incêndio, contra 3.193 do ano de 2016.

Só em setembro, foram 2.610 focos, o maior número já registrado em um único mês desde o início da série histórica medida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998.

Já os incêndios em Unidades de Conservação e demais Áreas Protegidas Estaduais atingiram no ano passado 3.828 hectares de matas.

Operação Corta Fogo 2018

A Operação Corta Fogo, instituída em 2011, é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA), que articula as ações de órgãos como o Corpo de Bombeiros, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, a Polícia Militar Ambiental (PAmb), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (FF) e o Instituto Florestal (IF).

Quatro programas integrados e complementares são desenvolvidos pela Corta Fogo, envolvendo prevenção, controle, monitoramento e combate a incêndios florestais.

Da redação

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online

Deixe um Comentário