CompararComparando...

Outro lado: deixar de emitir extrato fiscal não é uma ação sustentável. Saiba mais sobre o Greenwashing

Lendo Agora
Outro lado: deixar de emitir extrato fiscal não é uma ação sustentável. Saiba mais sobre o Greenwashing

 greenwashing203/12/2014 – Quem conhece o setor de Celulose e Papel sabe que a produção de ambos é 100% sustentável, principalmente no Brasil. No entanto, o senso e, às vezes, a própria escola não tem esse conhecimento e pauta-se pelo mito de que a produção papeleira incorre em corte de florestas nativas.A distorção aparece até em grandes mídias de comunicação, tal como a revista Exame, que publicou recentemente reportagem na qual afirmava que a BM&FBovespa estava reduzindo custos e colaborando com o meio ambiente a partir da cobrança da emissão de extratos para seus clientes. Leia o trecho:

Além da redução do uso de papel, um passo importante em termos de sustentabilidade, a medida faz parte do esforço da BM&FBovespa em reduzir custos e aumentar os lucros da companhia

Fizemos então uma entrevista com Fabio Mortara que é country manager da Two Sides Brasil. Ele explica o greenwashing, a campanha Two Sides e a importância da atuação de grandes empresas na difusão de informações e ações realmente sustentáveis. Leia abaixo.

CeluloseOnline – Como você analisa a questão da disseminação de informações que não correspondem aos fatos, como no caso da BM&F?

Fabio MortaraFabio Mortara – Em todo o mundo as empresas têm que provar o que falam. E, como sabemos, não há provas de que o envio de documentos por e-mail é mais sustentável do que o uso de material impresso. Mesmo porque computadores, celulares e notebooks não são nada renováveis, comparados ao papel. Essa falsa mensagem de sustentabilidade que algumas empresas passam é conhecida como greenwashing.

CeluloseOnline – O que é, então, o greenwashing?

Fabio Mortara – É uma palavra americana que quando traduzida significa “lavar com o verde” e refere-se a iniciativas falsamente ambientais. São empresas que usam a questão ambiental para justificar ações que não têm objetivo principal e que, frequentemente, estão ligadas a questões de redução de custos.

Um exemplo de greenwashing é a substituição do envio de extrato bancário impresso pelo envio por e-mail com a alegação de que a segunda alternativa é a única ambientalmente correta.

CeluloseOnline – Como o setor de C&P pode contribuir?

Fabio Mortara – Temos a campanha Two Sides (significa Outro Lado), que tem forte atuação, com resultados bem elaborados, na América do Norte (Estados Unidos e Canadá). Lá há mais de 30 campanhas contra esse tipo de lavagem verde. Empresas como Toshiba e Google já foram notificadas por esse uso equivocado da imagem do que é ou não sustentável.

Aqui no Brasil, como em outros 17 países, a Two Sides está ganhando cada vez mais força com a disseminação de boas informações. Exemplo disso é o maior banco financeiro nacional, o Itaú, que deixou de aplicar o greenwashing e investiu em educação, principalmente com projetos de leitura.

É possível também acolher denúncias e indicações de empresas que usam o greenwashing para apresentar a elas um contraponto. Se formos eficientes, com certeza teremos ótimos resultados.

CeluloseOnline – Como relacionar a campanha com a situação atual?

Fabio Mortara – De fato, a comunicação impressa faz bem para o meio ambiente, a educação e a cultura. O consumo da mídia impressa beneficia o meio ambiente, pois leva à renovação das florestas plantadas, cujo processo de crescimento funciona como captador dos gases do efeito estufa. Outra descoberta recente, feita pela Embrapa, é que as florestas de eucalipto, contrariamente ao que dita o senso comum, contribuem para a biodiversidade e a regenaração das florestas nativas. É um círculo virtuoso e que se harmoniza com a necessidade atual de preservação ambiental e das florestas nativas, fundamentais para a regulação climática. Qualquer organização pode se tornar um exemplo de como fazer as coisas de forma ambientalmente correta e beneficiando a sociedade com informações atualizadas e verdadeiras.

Conheça mais sobre a Two Sides.

CeluloseOnline

Demuth Rodapé
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário